Topo
pesquisar

Joaninha (Família Coccinellidae)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Insecta
Ordem Coleoptera
Família Coccinellidae

O que é uma joaninha?

(a) uma barata colorida que se esqueceu de crescer

(b) um tipo de besouro

(c) uma joaninha, oras!

(d) nenhuma das anteriores.

A resposta é a letra “b”!

As joaninhas pertencem ao Filo dos Artrópodes, Classe Insecta e Ordem Coleoptera. São da Família Coccinellidae, que compreende cerca de 6.000 espécies conhecidas, distribuídas em 350 gêneros.

Dotadas de corpo esférico quitinoso, cabeça pequena, antenas e dois pares de asas bem desenvolvidas, podem medir até 1 centímetro e possuem as mais variadas cores, de acordo com a espécie. Podem ter pintas na carapaça.

Quanto aos hábitos alimentares, são geralmente predadoras - embora algumas espécies se alimentem de plantas. Com exceção destas, estes animais são considerados controladores naturais, uma vez que se alimentam de pragas agrícolas como ninguém, alimentando-se principalmente de pulgões e cochonilhas - organismos considerados pragas de citros. São predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esses animais podem colocar de 10 a centenas de ovos e suas larvas, apesar de morfologicamente diferentes, seguem o mesmo tipo de alimentação dos adultos. São dioicos e, em algumas espécies, há dimorfismo sexual, ou seja: macho e fêmea possuem diferenças morfológicas que os distingue. A fecundação é interna.

A larva se transforma em pupa em até 20 dias após seu nascimento e, em até 10 dias, a pupa se abre e a joaninha está formada! Esses animais passam por aproximadamente 5 mudas durante o crescimento e podem viver cerca de 5 meses.

Curiosidades: em virtude do papel de controlar a presença de seres nada bem-vindos nas plantações e a aparência “bonitinha”, são chamadas na Espanha e Peru de mariquitas; chinitas, no Chile; vaquitas, na Argentina; bichos de Deus (“bête a Dieu”), na França; besouro de Maria (“Marienkafer”), na Alemanha; e ave da Nossa Senhora (“Ladybird”) nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Joaninha: artrópode da família Coccinellidae. Fotografia: Fabrício H. Oda
Joaninha: artrópode da família Coccinellidae. Fotografia: Fabrício H. Oda

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Joaninha (Família Coccinellidae)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/joaninha.htm. Acesso em 14 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola