Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Joaninhas

Joaninhas são insetos que possuem dois pares de asas. Um desses pares de asa é mais resistente e apresenta cores vistosas, como vermelho com bolinhas pretas.

Vista aproximada de uma joaninha sobre uma folha.
Joaninhas são pequenos besouros que podem medir entre 1-10 milímetros de comprimento.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Joaninhas são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes, à classe dos insetos, à ordem Coleoptera e à família Coccinellidae. São, portanto, pequenos besouros. Possuem dois pares de asas, sendo um interno, mais flexível, e outro externo, mais resistente. O par mais resistente é chamado de élitros, e pode apresentar diferentes cores, entretanto, muitas pessoas conhecem as joaninhas devido à presença de élitros vermelhos com bolinhas pretas.

A coloração vistosa das joaninhas é um aspecto de aviso, alertando predadores para seu gosto ruim ou presença de toxinas. Assim como outros insetos, possuem seis pernas e um par de antenas. São conhecidas como predadoras de pulgões, sendo usadas no controle biológico dessas pragas. Joaninhas reproduzem-se de maneira sexuada, e seu desenvolvimento é indireto.

Leia também: Borboleta — outro inseto pertencente ao filo dos artrópodes

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as joaninhas

  • Joaninhas são animais invertebrados que pertencem ao filo dos artrópodes, à classe dos insetos, à ordem Coleoptera e à família Coccinellidae.

  • Possuem corpo arredondado, um par de antenas, seis pernas e dois pares de asas.

  • Possuem um par de asas finas e membranosas e outro de asas endurecidas, chamadas de élitros.

  • Podem apresentar diferentes cores.

  • Suas cores ajudam a afastar predadores.

  • Fingem-se de mortas ao se sentirem ameaçadas.

  • Podem se alimentar de pragas agrícolas, sendo utilizadas no controle biológico desses animais.

  • Reproduzem-se de maneira sexuada e possuem desenvolvimento indireto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são joaninhas?

Joaninhas são animais invertebrados, pertencentes ao filo dos artrópodes, à classe dos insetos, à ordem Coleoptera e à família Coccinellidae. Os insetos dessa família são cosmopolitas, ou seja, encontrados em diferentes porções do globo.

As joaninhas são pequenos besouros de corpo arredondado e segmentado, de 1-10 mm de comprimento. Assim como outros insetos, possuem seis pernas e um par de antenas. As antenas são usadas na busca por parceiros, na localização e na identificação de alimentos.

Joaninhas destacam-se, ainda, por terem dois pares de asas, sendo um par fino e membranoso e outro par endurecido (élitros), disposto sobre as asas finas. Para se movimentar, as joaninhas levantam os élitros.

O élitros apresentam diferentes colorações em joaninhas, como vermelho, laranja e amarelo, e são repletos de pontos pretos. Apesar de as joaninhas serem conhecidas por suas bolinhas pretas, há espécies que possuem coloração uniforme. A coloração vistosa das joaninhas está relacionada com a defesa desses animais.

As joaninhas costumam fazer voos curtos e solitários. Entretanto, em regiões onde o inverno é mais rigoroso, é comum observá-las hibernando juntas.

Formas de defesa das joaninhas

Joaninhas são animais que se destacam por sua coloração chamativa. Sua cor vibrante é um sinal de seu gosto ruim (impalatabilidade) ou da presença de substâncias tóxicas. Os predadores, ao avistarem-nas, podem evitar o ataque devido a essa coloração de aviso.

Joaninhas de diferentes cores reunidas.
Joaninhas não apresentam apenas coloração vermelha com bolinhas pretas.

Entretanto, essa não é a única forma pela qual uma joaninha se defende de um predador. Joaninhas também se fingem de mortas na iminência de um ataque. Elas se deitam, com o abdômen para cima, e liberam uma secreção de odor desagradável. Desse modo, o animal se afasta. Como exemplo de predadores de joaninhas, podemos citar pássaros, salamandras, sapos e vespas.

Do que as joaninhas se alimentam?

Existem diversas espécies de joaninhas, sendo possível observar diferentes hábitos alimentares. Dentre os alimentos que podem fazer parte da dieta delas, cita-se: pulgões, ácaros, formigas, fungos, tecidos vegetais, pólen e néctar.

Joaninhas são conhecidas como predadoras vorazes. De acordo com Ismar Santos (analista da Embrapa), entre as mais de quatro mil espécies de joaninhas existentes no mundo, algumas “pegam, matam e comem” de três a quatro mil presas em seu curto ciclo de vida, que dura 130 dias, no máximo.

Joaninhas e controle biológico de pragas

Joaninhas são usadas no controle biológico de pragas porque insetos fitófagos fazem parte da alimentação de algumas espécies e são responsáveis por causar sérios danos a plantações. De acordo com Hickman e colaboradores, nos EUA, por exemplo, a joaninha Rodolia cardinalis, originária da Austrália, ajuda a controlar as cochonilhas de plantas cítricas.

Para atuar no controle de pragas, as joaninhas são liberadas nas plantações. Elas então começam a se alimentar, ajudando, desse modo, a plantação a se desenvolver sem a necessidade de se usar nenhum inseticida. É importante, no entanto, estar atento à espécie liberada, uma vez que, assim como outros animais, joaninhas exóticas liberadas no ambiente podem provocar desequilíbrio ecológico.

Veja também: Gafanhotos — insetos muito conhecidos por devastarem plantações

Ciclo de vida das joaninhas

Joaninhas são animais dioicos, ou seja, possuem sexos separados. A reprodução é sexuada, a fecundação é interna e o desenvolvimento é indireto, uma vez que passam por metamorfose até atingir a forma adulta. Joaninhas apresentam a chamada metamorfose completa, sendo seu desenvolvimento classificado como holometábolo.

Ilustração mostrando o ciclo de vida das joaninhas.
Observe na ilustração que, do ovo, eclode uma larva bastante diferente do adulto.

As joaninhas colocam seus ovos sobre folhas e caules de plantas. Dos ovos eclodem, em cerca de uma semana, larvas, as quais são alongadas, escuras e costumam apresentar na região dorsal manchas brancas e amarelas. A larva de algumas espécies apresenta corpo recoberto por uma secreção branca que se assemelha a algodão.

A fase larval dura cerca de três semanas, período no qual a larva passa uma série de mudas, que nada mais são do que as trocas do esqueleto externo, que envolve todos os artrópodes. Posteriormente, a larva se fixa e se transforma em pupa, um estágio imóvel e que também não se alimenta. Da pupa, emerge uma joaninha adulta.

Fontes

ARRUDA FILHO, G. P. Morfologia e aspectos biológicos da “joaninha asiática multicolorida” Harmonia axyridis (Pallas, 1773) (Coleoptera, Coccinellidae) predador do “pulgão preto dos citros” Toxoptera citricida (Kirkaldy, 1907) (Hemiptera, Aphididae). Tese (Doutorado). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11146/tde-20191220-143544/publico/ArrudaFilhoGeraldoPereira.pdf.

CLEVELAND P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16ª edição. Arte-final original por William C. Ober e Claire W. Ober. Revisão técnica por Cecília Bueno. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

LABORATÓRIO DE SISTEMÁTICA E BIOECOLOGIA DE COLEOPTERA. Universidade Federal do Paraná. Coccinellidae. Disponível em: http://www.coleoptera.ufpr.br/coccinellidae.html.

SANTOS, I. M. dos. Joaninhas: divertidas e úteis. (Amigos da natureza, v. 1). Tradução por Ismar Maciel dos Santos e Ana Szerman. Brasília, DF: Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/113604.

SARTORE, J. Joaninha. National Geographic, [s.d.]. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/joaninha. 

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Joaninhas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/animais/joaninha.htm. Acesso em 13 de abril de 2024.

De estudante para estudante