Topo
pesquisar

Dia Fértil

Sexualidade

PUBLICIDADE

O período correspondente à ovulação é chamado de período fértil, ocorrendo aproximadamente catorze dias após o primeiro dia da última menstruação, em mulheres cujo ciclo menstrual é de 28 dias. É neste momento que a mulher está mais propensa a engravidar, já que é liberado pelo ovário um ou mais óvulos para serem fecundados pelos espermatozoides.

É baseado neste princípio que o método da tabelinha é feito.

Entretanto, mesmo em pessoas de ciclo completamente regulado, não há como prever se a ovulação ocorrerá exatamente neste momento. Assim, caso deseje (ou não) engravidar, pode ser importante que a mulher também se atente a alguns sinais que o organismo aponta.

Um deles é a temperatura. Quando ovulamos, há um aumento da progesterona na corrente sanguínea, elevando a temperatura em torno de 0,2 a 0,5 graus. Considerando este fato, ao fazer esta medida diariamente, e no mesmo horário, é fácil notar tal alteração. Geralmente este aumento se inicia dois ou três dias antes da ovulação, voltando novamente a seu valor normal após o início do sangramento. Outro indício está relacionado ao muco cervical. Nesta época, ele tende a ser mais espesso, claro, cristalino e elástico; indicando a produção de estrogênio.

Assim, o período compreendido entre esses eventos e os próximos três dias são os mais propícios para que ocorra uma gravidez. Considerando que o espermatozoide pode sobreviver por até aproximadamente três dias no corpo da mulher, relações sexuais alguns dias antes deste momento também propiciam uma futura gestação.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Dia Fértil"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/dia-fertil.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA