Topo
pesquisar

Torcicolo

Saúde e Bem-estar

PUBLICIDADE

O torcicolo é um ferimento que ocorre nas articulações da coluna que se localizam no pescoço, é provocado por movimentos brutos e mau jeito. Com o ferimento, as articulações se enrijecem e causam movimentos limitados. Quando imobilizadas, as articulações provocam um espasmo muscular que pode ou não interferir no outro músculo, já que existe um músculo localizado em cada lado do pescoço. Por causa do espasmo, os nervos que estão dentro do músculo e também ao seu redor se inflamam.

Existem outras formas de torcicolo, o torcicolo congênito que existe em um indivíduo desde o seu nascimento e o torcicolo espasmódico que é uma doença neuromuscular cuja causa não se conhece, mas que provoca espasmos neurológicos irreversíveis. O torcicolo descrito inicialmente é chamado de torcicolo muscular.

O torcicolo muscular é bastante conhecido, pois pode acontecer por causa de má postura, por posições errôneas ao dormir ou por movimentos bruscos, provocando grande dor. Normalmente é indicado o uso de anti-inflamatórios para o tratamento do mesmo, o que diminuirá a dor e trará normalidade nos movimentos do pescoço.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

 

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Torcicolo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/saude/torcicolo.htm>. Acesso em 22 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA