Topo
pesquisar

Como tirar nota boa na redação?

Redação

Como tirar nota boa na redação
Como tirar nota boa na redação
PUBLICIDADE

Você quer tirar nota boa nas redações? Seja na escola, no vestibular ou em qualquer outro concurso? É simples: é só ficar atento nos quesitos que os corretores levam em consideração! E para saber se está tudo certo, o próprio escritor é quem tem que se preocupar em fazer a revisão geral de seu texto, antes de passá-lo para o corretor!

Veja os aspectos principais que necessitam de serem revistos:

Quanto à forma:

A letra legível: a letra ilegível é um obstáculo à leitura. É importante lembrar que “letra feia” não é sinônimo de letra ilegível, uma vez que pode existir letras não muito bem traçadas, mas que, no entanto, são lidas com facilidade.

Margens e parágrafos: A escrita deve ir até a margem (final da linha), geralmente estabelecida por um traço vertical à direita da folha de caderno. Os parágrafos devem estar iniciados com espaçamento!

Quanto à gramática:

Acentuação: Observe se acentuou todas as palavras corretamente!

Pontuação: Revise as vírgulas em seu texto; elas geralmente são necessárias quando há mais de um verbo ou quando se quer explicar algo dito anteriormente. Não prolongue os períodos, pois isso torna o texto confuso, use o ponto final!

Concordância verbal: Concorde verbo com sujeito; se este estiver no plural o verbo ficará no plural. Quando ficar em dúvidas, volte ao sujeito da oração.

Quanto à estilística:

Frases: Devem estar claras e precisas: nem curtas demais, provocando a falta de informação, nem longas porque faz com que os parágrafos fiquem confusos!

Repetição: As palavras não devem ser repetidas, afinal, os sinônimos existem para serem usados. Além disso, termos ou ideias repetidas empobrecem o texto e o torna monótono.

Coerência e coesão: Se começar defendendo um ponto de vista, persista até o final. Nunca coloque elementos contraditórios em seu texto. Também é importante interligar os argumentos, utilizando elementos de coesão, como: então, porém, mas, contudo, entretanto. Não coloque “concluindo” ou “finalizando” na conclusão, porque são termos óbvios!

Quanto à estrutura:

Dissertação: este texto exige uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução aponta o assunto específico a ser abordado; o desenvolvimento deve apresentar argumentos verídicos, comprovados através de exemplos, além disso, o autor deve ter uma visão crítica e reflexiva dos fatos, de forma a persuadir o leitor; a conclusão retoma o que foi dito de forma bastante resumida (um parágrafo), de modo a reforçar o que foi exposto e também propõe uma solução para o problema analisado.

Narração: A personagem deve viver um conflito; as ações, pensamentos, sentimentos da personagem devem estar ligados a este problema de algum modo. As características físicas e psicológicas da personagem devem estar selecionadas de acordo com o conflito enfrentado. O final da história deve propor o desfecho do problema enfrentado pela personagem.

Releia seu texto e faça sempre esse roteiro de revisão e então verá que sua nota, de aspecto em aspecto avaliado, estará superior a antes!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VILARINHO, Sabrina. "Como tirar nota boa na redação? "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/redacao/como-tirar-nota-boa-na-redacao.htm>. Acesso em 21 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA