Topo
pesquisar

Resíduos nucleares

Química

PUBLICIDADE

Como se proteger dos resíduos nucleares? Primeiro é preciso saber por que tais resíduos são maléficos para nossa saúde. A radiação pode causar dois efeitos no organismo: destruir as células com o calor ou ionizar e fragmentar as células

A radiação em contato com a pele, pode queimá-la muito mais do que quando exposta ao sol. Neste caso, as células da epiderme estão sendo destruídas pelo calor. A ionização celular ocorre quando partículas radioativas atingem as células de nosso corpo e as transformam em íons (átomos carregados). Este processo enfraquece as ligações celulares, estas se rompem, causando a destruição ou mutação das células.

Diante dos perigos, como se proteger de resíduos radioativos? Considera-se que os rejeitos nucleares perdem seu potencial de destruição após dez meias-vidas, ou seja, muito tempo. E onde fica este lixo até que se finde este tempo?

Os dejetos das Usinas Nucleares devem ser enterrados por no mínimo 10.000 anos. Desta forma, os resíduos ficam isolados com segurança até que passem a não emitir mais radiação. Existem outras formas de tratamento deste tipo de lixo, como por exemplo, nos Estados Unidos, os resíduos são armazenados no local de produção ou guardados em locais especiais.

Materiais nucleares mais perigosos precisam ser lacrados em recipientes de vidro e depois em tambores apropriados, e só então, isolados (enterrados). Esta seria a forma mais segura de tratar este tipo de resíduo.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Resíduos nucleares"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/residuos-nucleares.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA