Topo
pesquisar

Onde está o fósforo: na caixinha ou no palito?

Química

PUBLICIDADE

A dúvida que pode deixar sua cabeça pegando fogo: Onde está o fósforo: na caixinha ou no palito? Estamos acostumados a ouvir a expressão “palito de fósforo”, e foi justamente ela a culpada pela ideia errônea de que na pontinha vermelha dos recortes de madeira, haveria fósforo.

Saiba agora que o elemento fósforo (P) não está presente dentro da caixinha (palitos) e sim do lado de fora. A superfície onde riscamos o palito parece uma lixa, nela estão presentes as substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio) e vidro moído. O atrito é provocado pela presença do vidro, é ele quem aciona a reação de combustão entre os componentes.

Na ponta do palito estão as substâncias alúmen e K2Cr2O7 (cromo hexavalente), a presença do Cromo é responsável pela coloração vermelha.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Onde está o fósforo: na caixinha ou no palito?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/onde-esta-fosforo-na-caixinha-ou-no-palito.htm>. Acesso em 30 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA