Topo
pesquisar

Ondas eletromagnéticas e biometria: Qual a relação?

Química

A estrutura venosa das mãos permite a identificação
A estrutura venosa das mãos permite a identificação
PUBLICIDADE

A Biometria é uma tecnologia que identifica uma pessoa através de traços biológicos. O avanço desta tecnologia permite a elaboração de produtos cada vez mais personalizados, seguros e eficientes, ao contrário de uma senha bancária, os traços biológicos não podem ser copiados nem esquecidos, pois fazem parte da pessoa.

As impressões digitais, a estrutura venosa das mãos, som emitido pela voz ou formato da íris são traços biológicos que permitem identificar um indivíduo. É claro que dentre esses há alguns que apresentam traços biométricos mais precisos, e um deles é a identificação pela íris, que usa quatro vezes mais dados que a digital.

Padrão alterado

Atualmente, devido a um aumento da marginalidade, foram desenvolvidos diferentes tipos de alarmes de segurança. Estes alarmes permitem proteger tanto a parte externa como a interna de um ambiente que precisa ser monitorado 24 horas.

Os detectores de movimento acusam quando um invasor ameaça adentrar o recinto. Neste caso a biometria é usada para reprovar a entrada do indivíduo e não para permitir. Mas como funcionam os detectores de movimento? É aí que entra a função das ondas eletromagnéticas.

Na estrutura dos detectores estão presentes sensores que captam e emitem ondas eletromagnéticas. Este dispositivo registra o padrão de reflexão dessas ondas com o ambiente vazio, ou seja, sem a presença de pessoas. Quando alguém não autorizado entra no ambiente protegido, o padrão é alterado pelo fato de as ondas refletirem na pessoa, e isso faz soar o alarme.

As ondas eletromagnéticas são constituídas de campos elétricos e magnéticos que oscilam, e dependendo do meio de propagação, se propagam com velocidades extremamente altas (no vácuo chega a 300 mil Km/s).

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Ondas eletromagnéticas e biometria: Qual a relação?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/ondas-eletromagneticas-biometria-qual-relacao.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA