Topo
pesquisar

Etileno e frutas maduras: qual a relação?

Química

PUBLICIDADE

O etileno é um composto orgânico responsável pela maturação de frutas. Também conhecido como eteno, este composto funciona como um hormônio e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior, é produzido a partir das células.

A reação que produz etileno é a oxidação de lipídios, quando a mesma é realizada provoca um rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio. A doçura das frutas maduras é explicada pela quebra das ligações do amido presente em sua composição. O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde e que após a maturação adquire cor avermelhada ou amarelada (conforme o fruto).

Agora um segredo para acelerar o processo de maturação de frutas como tomate e banana: coloque-as juntas em um recipiente fechado. Sabe-se que a banana, assim como o tomate, exalam etileno quando estão maduros, colocando-os cobertos você evita que o etileno - que é um gás - escape, ele fica retido no recipiente e acelera o processo de amadurecimento de frutas verdes.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves De. "Etileno e frutas maduras: qual a relação?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/etileno-frutas-maduras-qual-relacao.htm>. Acesso em 07 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Lia Souzasábado | 23/08/2014 15:41Hs
    Olá, eu encontro o gás etileno em cilindro de aço, gostaria de saber se o encontro tb engarrafado em aerosol, ou se há a possibilidade de se fazer esse processo de envasamento. Fico no aguardo de sua resposta. Grata
  • Antonio Santosdomingo | 04/05/2014 11:58Hs
    Quais os parametros aconselhados para a maturação acelerada, do Diospiro: Temperatura, Humidade relativa, concentrações de oxigenio, dioxido de carbono, e etileno. Obrigado
  • Alberto Araujodomingo | 20/06/2010 11:11Hs
    Para que ocorra amadurecimento nesse tipo de processo, faz-se necessário colocar os frutos em ambiente com ou sem ausencia de luz? Reter o gás em um compartimento com os frutos verdes é suficiente? Independendo se tem ou nao luz?
  • Pablosábado | 11/07/2009 14:59Hs
    É certo que o etileno atua como indutor do amadurecimento do fruto e, devido sua alta volatilização, sua atuação é aumentada se houver o controle da camada limítrofe do fruto, um ambiente fechado. Porém, tais reações são dependentes de oxigênio, portanto esse armazenamento deverá possibilitar trocas gasosas, como papel.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA