Topo
pesquisar

Ensinando sobre Segurança

Psicologia

PUBLICIDADE

Todos os dias vemos nos jornais televisionados, notícias sobre violência urbana como sequestros, assaltos, atropelamentos, batidas de trânsito, dentre outros.

É necessário que os pais participem desses assuntos com os filhos, a fim de prepará-los melhor para enfrentar os problemas sociais, pois aos poucos eles vão sentindo maior segurança diante da vida. Porém, os pais devem ter bom senso para conversar com os pequenos, pois, caso contrário, poderão criar ansiedade e medo neles.

Se acontecer algum problema de violência e seu filho estiver presente, após o ocorrido, é importante levá-lo a uma consulta psicológica na qual o terapeuta dará condições para ele superar o trauma através de jogos, brinquedos, desenhos, diálogos, dentre outros.
 


Frieza do bandido com arma em punho

É importante mostrar para a criança que conversar com pessoas estranhas, mesmo pela internet, pode trazer perigos. Histórias como Chapeuzinho Vermelho são uma boa opção para tocar no assunto. Se a criança for maior, os pais poderão mostrar algumas páginas da internet que falem sobre pedófilos e sobre sequestradores que tiram vantagens das conversas na internet.
Delimitar para a criança as pessoas que podem buscá-la na escola ou em outros cursos também lhe dará segurança. Explique claramente que ela não deverá sair dos lugares sozinha, sem a presença dos pais ou responsáveis, mesmo que digam que estes estejam a esperando na esquina ou que tiveram problemas e não puderam buscá-la.

Em casa, ensine-o que não deverá passar informações pelo telefone, como: o nome dos pais, onde estes trabalham, a que horas estão em casa ou seu próprio nome e os nomes de irmãos, a escola em que estuda, a que horas seus pais não estão, pois ladrões se utilizam destes meios para planejar os assaltos.

Mostre que em casos de emergência eles poderão ligar para o seu celular a qualquer momento. Para os filhos adolescentes estabeleça regras que favoreçam as informações dos locais e das pessoas com quem ele está, bem como a hora em que chegará em casa.
 

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Liderança
Ensine seu filho a lidar com esse poder de sedução

Psicologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Ensinando sobre Segurança"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/ensinando-sobre-seguranca.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA