Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é ortografia?

O que é Português?

A ortografia é o conjunto de regras que normatiza a escrita das palavras, promovendo a preservação do código, que é a nossa língua portuguesa.
A ortografia é o sistema oficial que representa a língua. Sua função é preservar a correta grafia das palavras
A ortografia é o sistema oficial que representa a língua. Sua função é preservar a correta grafia das palavras
PUBLICIDADE

Ortografia é o sistema no qual a escrita das palavras está convencionalizada. Graças a ela, a grafia dos vocábulos é preservada e sistematizada. A ortografia é importante porque prescreve regras e usos, já que não há identidade perfeita entre os fonemas, pois fonemas semelhantes podem ser representados por grafemas diferentes. Já pensou se não tivéssemos esse importantíssimo recurso para responder às nossas dúvidas? Estaríamos perdidos na complexidade de nossa língua portuguesa, especialmente em sua modalidade escrita.

A palavra ortografia é composta por dois radicais de origem grega: Orto (elemento usado como prefixo) = direito, reto, exato e grafia = ação de escrever. Sendo assim, ortografia significa ação de escrever direito. O fato é que escrever direito demanda muito estudo e dedicação, e aprender a escrever é um processo contínuo, que será vivenciado ao longo de nossas vidas. Portanto, conhecer as regras que regem a ortografia de nossa língua significa maior probabilidade de proficiência na modalidade escrita.

No Brasil, o sistema ortográfico praticado foi estabelecido nas Bases do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, no ano de 1990. O acordo define os princípios gerais para a escrita da língua, lembrando que o mesmo não ocorre com a pronúncia, já que esta está associada a fatores históricos e culturais (lembrando que a língua portuguesa é falada em outros países, como Portugal – matriz do idioma, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe). Para reproduzirmos a língua portuguesa na escrita, utilizamos as letras, elencadas no que chamamos de alfabeto. Nosso alfabeto é composto por vinte e seis letras, representadas por letras maiúsculas e letras minúsculas:

O alfabeto é composto por vinte e seis letras e cada uma delas é representada com uma forma maiúscula e outra minúscula
O alfabeto é composto por vinte e seis letras e cada uma delas é representada com uma forma maiúscula e outra minúscula

Escrito à mão, o alfabeto é regido pela técnica da caligrafia, que consiste no “bom talhe da letra”
Escrito à mão, o alfabeto é regido pela técnica da caligrafia, que consiste no “bom talhe da letra”

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen. Os usos dessas notações devem obedecer a regras específicas, prescritas pela gramática. A pontuação também é um elemento muito importante, cujas regras também estão inscritas nos princípios da ortografia.

Quando conhecemos as regras, fica mais fácil escrever corretamente, e, para conhecê-las, é fundamental que exercitemos nossos conhecimentos adquiridos através da prática da escrita. Outro exercício que certamente nos auxiliará são as consultas ao dicionário sempre que houver dúvida na grafia de determinada palavra. Portanto, aprender a escrever corretamente é um exercício complexo, mas que nos leva a excelentes resultados!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "O que é ortografia?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-ortografia.htm>. Acesso em 22 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA