Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é glândula endócrina?

O que é Biologia?

A glândula endócrina é a glândula responsável pela produção de hormônios.
PUBLICIDADE

Os tecidos epiteliais são tecidos caracterizados por possuírem células justapostas com pouca ou nenhuma substância intercelular. Esse tecido é caracterizado por ser avascular, sendo os nutrientes e o oxigênio difundidos a partir de capilares dos tecidos conjuntivos adjacentes.

Esse tecido pode ser classificado de acordo com sua função em epitélios de revestimento e glandulares. Os epitélios de revestimento estão envolvidos com a proteção e revestimento do corpo e da cavidade de órgãos. Já os epitélios glandulares, que formam as glândulas, são aqueles responsáveis por produzirem substâncias.

Podemos classificar as glândulas em três tipos: exócrinas, endócrinas e mistas. Denominamos de glândulas endócrinas aquelas que liberam suas secreções diretamente na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos. Elas diferem-se das glândulas exócrinas por não possuírem canais por onde saem as secreções. As substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas são chamadas de hormônios.

Dentre as principais glândulas endócrinas do corpo humano, podemos citar a hipófise, glândula tireoide, glândula paratireoide, glândulas adrenais e pâncreas.

A hipófise é uma glândula pequena localizada na base do encéfalo. Essa glândula é dividida em adeno-hipófise e neuro-hipófise. A neuro-hipófise é responsável pela produção de oxitocina e hormônio antidiurético. Já a adeno-hipófise é responsável pela produção de somatotrofina, prolactina, hormônio luteinizante, hormônio folículo-estimulante, hormônio adrenocorticotrófico e hormônio tireotrófico.

A glândula tireoide é responsável pela produção de dois hormônios principais: a triiodotironina e a tiroxina. As glândulas paratireoides são responsáveis pela produção do paratormônio. As glândulas adrenais são responsáveis pela produção de adrenalina e noradrenalina na medula adrenal, bem como de glicocorticoides e mineralocorticoides no córtex adrenal. O pâncreas é uma glândula mista e sua parte endócrina produz insulina e glucagon.

A deficiência ou o excesso na produção de hormônios podem causar diversas doenças. A baixa produção de insulina, por exemplo, pode causar diabetes tipo1. A grande produção de hormônios da glândula tireoide pode causar o chamado hipertireoidismo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é glândula endócrina?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-glandula-endocrina.htm>. Acesso em 27 de julho de 2017.

Os tecidos são formados por grupos de célula e matriz extracelular
O que é Biologia? O que é tecido?
As glândulas endócrinas produzem hormônios
O que é Biologia? O que é hormônio?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA