Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é energia eólica?

O que é Biologia?

A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos e tem um enorme potencial para a geração de energia elétrica.
A produção de energia elétrica a partir da energia eólica dobrou no Brasil em 2015
A produção de energia elétrica a partir da energia eólica dobrou no Brasil em 2015
PUBLICIDADE

Também chamada de energia dos ventos, a energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos como bombeamento de água e trituração de grãos. O processo para aproveitamento da energia eólica depende dos aerogeradores, que são os equipamentos utilizados para, a partir do contato com o vento, rotacionarem e gerarem outras formas de energia, como a elétrica por exemplo.

A energia eólica tem apresentado resultados animadores quanto ao seu potencial de geração de energia elétrica, no primeiro semestre de 2015 as usinas eólicas brasileiras aumentaram em 114% a produção de energia, e a energia elétrica produzida a partir do vento corresponde a 3% de toda a energia produzida no Sistema Integrado Nacional (SIN), que é o conjunto de empresas responsáveis pela produção de energia elétrica de todo o país - menos de 2% de toda energia gerada está fora do SIN.

O Brasil possui usinas eólicas em alguns estados, como Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará; atualmente, a usina eólica do Rio Grande do Norte lidera a produção de energia elétrica, operando com capacidade de 2.243 MW.

Existem aspectos positivos e negativos no uso da energia eólica para a geração de energia elétrica.

Como aspectos positivos podemos citar:

  • não emite poluentes sobre a atmosfera;

  • é uma fonte de energia barata (isto se torna evidente quando comparamos a estrutura de uma usina hidrelétrica com a de uma usina eólica);

  • Por ser inesgotável é, portanto, uma energia renovável.

Como pontos negativos temos:

  • poluição sonora e visual produzida pelos aerogeradores;

  • a irregularidade dos ventos pode comprometer a geração de energia elétrica;

  • por algum motivo ainda desconhecido a presença dos aerogeradores modifica os hábitos de migração das aves, além do problema de choques entre esses animais e as pás dos geradores.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é energia eólica?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-energia-eolica.htm>. Acesso em 19 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA