Topo
pesquisar

A crise do Patriarcalismo

Geografia

PUBLICIDADE

O panorama das famílias atuais tem mudado em relação à autoridade masculina e sua responsabilidade de provedor da subsistência e direcionador das decisões. Essa mudança na configuração da “hierarquia familiar” ocorreu principalmente pelo elevado número de casamentos desfeitos, geralmente as mães permanecem com os filhos e com isso assumem a “chefia” da casa.

Outros fatores têm causado a dissolução da família, como por exemplo, o percentual de nascimentos ocorridos fora do casamento. Nos Estados Unidos, o número de filhos que vivem com apenas um dos pais atingem cerca de 25% da população.

Houve um acentuado aumento no número de pessoas que vivem sozinhas, sem contar a expansão de casamentos de pessoas do mesmo sexo.
A partir dessas considerações percebe-se uma evolução na configuração das famílias, onde o homem não é mais o cabeça, em alguns países o modelo tradicional hierárquico de família tem se tornado restrito a uma minoria da população.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "A crise do Patriarcalismo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-crise-patriarcalismo.htm>. Acesso em 26 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA