Topo
pesquisar

Calor e Previsão do Tempo

Física

PUBLICIDADE

A previsão do tempo é informada por diversos meios de comunicação. As previsões geralmente informam as temperaturas e a umidade relativa do ar de diversas regiões de um país. As temperaturas são citadas para nós brasileiros em graus Celsius, e os valores delas nos dão referência do quanto as moléculas de um determinado corpo está agitada.


Termômetro de rua medindo a temperatura local

O termo temperatura tem por definição: medida da maior ou menor intensidade do grau de agitação das moléculas de um determinado corpo.


Mapa de previsão do tempo no Brasil

Alguns repórteres ou colunistas de jornais que nos informam a previsão do tempo usam bastante os termos: “hoje vai fazer muito calor”, e a informação que eles querem nos passar é que “hoje será um dia muito quente” ou de temperatura elevada.

Mas o que é calor? Calor é a energia térmica em trânsito que vai sempre do corpo mais quente para o mais frio.

Ao dizer que hoje vai fazer muito calor, eles nos informam que hoje haverá muita energia térmica em trânsito!

Energia é uma grandeza que não pode ser criada e nem destruída, independente da sua forma de manifestação; ela pode ser somente transferida ou transformada.

Cientificamente, a linguagem citada pelos informantes do tempo torna-se incoerente, porém, considerando o público alvo, a “linguagem popular” ou até mesmo formal passa a ser coerente.

Por Frederico Borges
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Veja também!

Temperatura e Calor - Você sabia que temperatura e calor não são a mesma coisa?

TermologiaFísica - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Frederico Borges de. "Calor e Previsão do Tempo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/fisica/calor-previsao-tempo.htm>. Acesso em 22 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA