Topo
pesquisar

Tarefa de Casa e Rotina de Estudo

Educação

PUBLICIDADE

Quando se fala em tarefa de casa a maioria dos alunos reclama, manifesta que não tem ânimo para enfrentar as mesmas após o horário da escola.

A escola passa a tarefa com o objetivo de criar uma forma de o aluno estudar os conteúdos, memorizar os mesmos, dominá-los por completo. Além disso, é intenção dos educadores que o aluno não deixe para estudar todo o conteúdo na véspera da prova, pois ficará muito mais difícil, o contrário do que acontece se vier estudando um pouco a cada dia.

O que acontece é que na adolescência o jovem está descobrindo o mundo e não quer perder tempo com coisas que não são vistas como prioridades, buscam a diversão, o prazer e depois aquilo que exige maior responsabilidade.

Isso pode ser causado por falta de orientação ou por pouca motivação diante dos estudos.

Se você não aprendeu a ter o hábito de revisar as matérias todos os dias, em casa, é bom correr atrás, pois enfrentar o vestibular e ser aprovado requer muita dedicação e empenho. Nada acontece de graça, sem esforço próprio. Então, o maior responsável pelo bom aproveitamento na escola é você mesmo.


Notas altas só aparecem com rotina de estudo

Se seu horário de escola é pela manhã, ao chegar em casa, almoce, dê uma descansada – repouso mesmo, assistindo televisão ou ouvindo uma música mais tranqüila, para tirar um cochilo de aproximadamente vinte minutos e recuperar a disposição e a energia.

Se estuda a tarde, ao chegar em casa tome um bom banho, faça um lanche ou jante e relaxe. O melhor é pegar nos estudos pela manhã. Então, aproveite esse horário para fazer coisas que gosta como: fazer uma caminhada, ir para academia, acessar a internet ou conversar com seus familiares e amigos.

Estabeleça uma rotina diária de estudos e elabore um horário para isso, de acordo com as aulas que teve. Vinte minutos para cada matéria é o suficiente para se revisar o conteúdo que o professor deu em sala e fazer alguns exercícios relacionados aos mesmos. Mas mantenha-se concentrado, longe do barulho, dos aparelhos de telefone e de pessoas que podem atrapalhar. Ao final, se assistiu a cinco aulas no dia, terá estudado por uma hora e quarenta minutos, aproximadamente, o que lhe trará bons resultados.

É importante não deixar de estudar nenhum dia, para não acumular as matérias e, em caso de dúvidas, leve-as para os professores, pois estes reconhecerão o seu esforço e ajudarão a esclarecê-las.

Com esse hábito, ficará muito mais fácil passar pelo período de provas, uma vez que as matérias estarão em dia, podendo fazer uma leve revisão das mesmas, deixando para estudar com mais afinco os conteúdos que possui maior dificuldade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Melhorando a Concentração
Atividades para estimular o aumento da concentração

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara de. "Tarefa de Casa e Rotina de Estudo "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/tarefa-casa-rotina-estudo.htm>. Acesso em 27 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA