Topo
pesquisar

Qualificação Profissional

Educação

PUBLICIDADE

Hoje em dia, com o grande número de profissionais que se forma a cada ano, é importante priorizar a qualificação profissional, estando ligados a tendências de mercado e o quê este tem exigido dos trabalhadores, e não só a aquisição de um diploma.

O estudante, ao ingressar num curso superior, deve de imediato buscar sua primeira experiência profissional, pois deixar para o final do curso o levará a encontrar grandes dificuldades.

Ninguém dá emprego para quem não buscou estagiar, mesmo que de forma gratuita, mas com a intenção de adquirir maiores conhecimentos e começar a por em prática os recursos aprendidos na graduação.

Aos poucos, ao fazer um estágio, o estudante vai se qualificando, tendo a oportunidade de pôr em prática toda teoria vista na faculdade, além de passar por novas experiências enquanto profissional.


Crescer profissionalmente requer dedicação e capacitação

Outra forma de buscar se destacar no mercado de trabalho é fazer pequenos cursos, paralelos, onde possa reforçar os conceitos universitários, ou mesmo na praticidade de um curso técnico. Para isso, o estudante pode procurar os órgãos que oferecem estágios, que costumam promover cursos gratuitos e de grande qualidade.

Participar dos eventos propostos pela universidade também é uma boa forma de comprovar seu interesse em se tornar um bom profissional. Busque se envolver com as palestras e mini cursos promovidos por sua entidade, cumprir com as famosas horas extras que são exigidas para a formação. Alguns alunos deixam para participar desses eventos somente ao final do curso, ficando com responsabilidades acumuladas, perdendo a oportunidade de reforçar seus conhecimentos e de se envolver com pessoas que possam lhe ajudar durante a carreira estudantil.

Toda experiência é válida e conta como ponto na hora de se avaliar um currículo. Portanto, ao iniciar uma faculdade busque o máximo de conhecimentos possível, pois tudo aquilo que for registrado com diplomas e carga horária a mais, servirá como prova da capacidade, da qualificação do profissional.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Duas Graduações - Pós e Contras
Vantagens e desvantagens em se fazer dois cursos

Educação - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara De. "Qualificação Profissional"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/educacao/qualificacao-profissional.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA