Topo
pesquisar

Por um triz

Curiosidades

A “espada de Dâmocles” explica a origem da expressão “por um triz”.
A “espada de Dâmocles” explica a origem da expressão “por um triz”.
PUBLICIDADE

Muitas vezes, enfrentamos situações que nos revelam que os detalhes são determinantes para uma vitória ou um tremendo fracasso. A vitória em uma competição esportiva, a aprovação em um concurso público ou a conquista de uma vaga de emprego, podem ser decididas por questões que parecem ser mínimas. Em muitas situações, acabamos dizendo que a vitória (ou o fracasso) foram incrivelmente consumados “por um triz”. Mas afinal, qual o significado dessa expressão tão antiga em nosso cotidiano?

Por volta do século V a.C., Dionísio, o Velho, empreendeu a conquista da cidade de Siracusa, na Sícilia, onde veio a ocupar o posto de monarca. Por meio de várias ações, este grande estadista consolidou e ampliou seus poderes por toda a Itália Grega. Tornando-se senhor de muitas terras, acabou cercado por diversos interesseiros que invejavam a sua posição. Entre tantos outros, Dâmocles era figura comum do palácio real e desfrutava várias das regalias e banquetes ali realizados.

Mesmo sendo um amigo do rei, Dâmocles acreditava que o cargo real era cercado por vários privilégios que nem se comparavam aos que ele aproveitava por meio da proximidade com Dionísio. Preocupado em apagar essa errônea impressão, o rei decidiu organizar um grande banquete, onde Dâmocles ocuparia a cadeira real. Entretanto, uma pesada lâmina presa a um fio da crina de um cavalo foi colocada sob a cabeça. Por meio dessa incômoda situação, o imaturo amigo compreendeu que a vida no poder é algo bastante delicado.

É interessante notar que thrichos seja justamente a palavra que em grego, significa cabelo. Além do termo grego ter uma sonoridade próxima à palavra “triz”, temos uma possível explicação para o fato de “por um fio” ser sinônimo da expressão aqui investigada. Desse modo, podemos notar que a história dessa expressão cotidiana reafirma aquilo que dissemos no início do texto: um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença!


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

 

 

 

 

Curiosidades - Brasil Escola

 

 

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Por um triz"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/por-um-triz.htm>. Acesso em 22 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA