Topo
pesquisar

Pecuária na região Centro-Oeste

Geografia do Brasil

Na região Centro-Oeste, a pecuária é uma atividade econômica de bastante destaque, principalmente a bovinocultura.
PUBLICIDADE

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

Dentre as várias criações que constituem a pecuária, a bovinocultura é a mais representativa na região, são cerca de 70 milhões de cabeças de gado. O Centro-Oeste responde por cerca de 36% da produção nacional, detém o maior rebanho do Brasil.
A segunda principal criação é a de suíno, no entanto, os criadores estão dispersos na região, estão respectivamente no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul.

Um dos fatores que favorecem essa atividade econômica são as condições naturais (clima, relevo, vegetação, água) da região.
A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva. No Pantanal, a pecuária é a principal fonte econômica, a região oferece pastagens naturais, além das águas salobras oriundas de lagos que se encontram nas áreas mais elevadas. É justamente para esses locais que o rebanho é levado no período chuvoso. No período entre janeiro e junho, o pantanal se torna uma enorme planície alagada.

A criação de gado de corte é a de maior destaque, embora haja bacias leiteiras nos Estados que compõem a região. A produção de carne, além de abastecer o mercado local, supre o mercado consumidor da região Sudeste.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Pecuária na região Centro-Oeste"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/pecuaria-na-regiao-centrooeste.htm>. Acesso em 25 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA