Topo
pesquisar

Teoria endossimbiótica

Biologia

A teoria endossimbiótica admite que cloroplastos e mitocôndrias tiveram sua origem a partir de um procarionte que viveu em simbiose com uma célula eucarionte.
A mitocôndria e o cloroplasto provavelmente são resultado de uma associação simbiótica
A mitocôndria e o cloroplasto provavelmente são resultado de uma associação simbiótica
PUBLICIDADE

A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose.

Como mitocôndrias e cloroplastos passaram a viver no interior das células?

Segundo a teoria endossimbiótica, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.

Após englobar a célula, ela permaneceu mantida no citoplasma da célula hospedeira sem que houvesse degradação. Os dois organismos, então, começaram a viver em simbiose e, posteriormente, ficaram incapacitados de viver isoladamente. O procarionte provavelmente beneficiou a célula hospedeira com o processo de respiração (mitocôndria) e fotossíntese (cloroplasto), e a célula hospedeira fornecia proteção e nutrientes.

Quais características das mitocôndrias e cloroplastos apoiam essa teoria?

- Cloroplastos e mitocôndrias assemelham-se a bactérias em tamanho e forma, além da semelhança genética e bioquímica, o que sugere que possam ter ancestrais procarióticos;

- Cloroplastos e mitocôndrias possuem DNA e ribossomos próprios;

- DNA de cloroplastos e mitocôndrias são bastante diferentes daquele existente no núcleo da célula;

- As duas organelas possuem o seu próprio sistema de membranas internas e a presença de duas membranas revestindo-as;

- Tanto cloroplastos quanto mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.

Curiosidade: Atualmente, podemos observar o processo de endossimbiose em algumas espécies. A Vorticella é um protista que estabelece esse tipo de relação com algas verdes do gênero Chlorella. A alga fornece produtos resultantes do processo de fotossíntese e recebe do protista nutrientes minerais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Teoria endossimbiótica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/teoria-endossimbiotica.htm>. Acesso em 24 de novembro de 2017.

Questão 1

A teoria endossimbiótica é a mais aceita para explicar a origem dos cloroplastos, uma organela relacionada com a fotossíntese. Segundo essa teoria, os cloroplastos s são ancestrais de:

a) procariontes heterotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

b) eucariontes heterotróficos que foram capturados por outra célula.

c) procariontes autotróficos que foram capturados por um organismo multicelular.

d) procariontes autotróficos que foram capturados por outra célula.

e) eucariontes autotróficos que foram capturados por outra célula.

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA