Topo
pesquisar

Como nos equilibramos?

Biologia

O órgão sensorial da audição está diretamente ligado ao equilíbrio do nosso corpo. Ao estudá-lo obtemos respostas para questões sempre presentes em nosso cotidiano: Como conseguimos nos equilibrar? Por que ficamos tontos mesmo estando parados?
PUBLICIDADE

O equilíbrio está relacionado ao órgão sensorial da audição. No interior do nosso ouvido há células e canais que são responsáveis pelo nosso equilíbrio.

O aparelho vestibular ou labirinto é formado pelo utrículo, sáculo e canais semicirculares; em seu interior há células sensoriais denominadas de esterocílios, que são responsáveis por enviar ao cérebro informações sobre a posição do corpo.

No interior do utrículo e do sáculo há uma substância gelatinosa com otólitos ou estatocônios que “informam” os esterocílios quando o corpo se movimenta. Em cima do utrículo, os canais semicirculares, que também são cheios de líquidos, possuem células sensoriais que quando pressionadas pelo líquido enviam informações para o cérebro, para que se ajuste à posição do corpo.

Quando o corpo se movimenta bruscamente e para, o líquido nos canais se movimenta, e são enviados para o cérebro informações daquele movimento. Mas acontece que o corpo já parou de se movimentar e a informação que o cérebro recebeu não bate com a real condição do corpo, que é a de estar parado. Por este motivo, ficamos tontos por algum tempo.

A labirintite é um processo infeccioso que se dá no labirinto e afeta o equilíbrio da pessoa. Quando a pessoa está com labirintite, sente tonturas, zumbido e desequilíbrio. Tem-se a sensação de que o mundo está girando ao seu redor, o que pode provocar náuseas e vertigens. A labirintite pode ser tratada com a ajuda de um profissional especializado.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Como nos equilibramos?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/como-nos-equilibramos.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.

A labirintite ocorre em virtude de uma inflamação no labirinto, que se encontra no ouvido interno
Doenças e patologias Labirintite
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA