Topo
pesquisar

Animais Carnívoros

Animais

PUBLICIDADE

Animais carnívoros, tal como o nome indica, são aqueles indivíduos que se alimentam predominantemente de carne. São considerados predadores, já que removem indivíduos da população ao capturá-los para este fim. Tais animais se alimentam de herbívoros, mas podem também ter como fonte nutricional indivíduos com esse mesmo hábito. Assim, podem ser consumidores secundários, no primeiro caso, ou terciários em diante, nos outros casos.

Alguns carnívoros perseguem suas presas sozinhos: estratégia que pode não ser tão eficiente quanto uma caçada em grupo. Assim, animais como leões e hienas e algumas espécies de formigas preferem se unir para capturarem um alimento maior e sem correrem grandes riscos de vida (ou de voltarem da caça sem alimento).

Adaptações, como dentes que permitem morder a presa e rasgar sua carne, são essenciais para que exerçam este papel ecológico. Garras e bicos afiados, em caso de algumas aves, facilitam esse mesmo processo; e mandíbulas de determinadas serpentes têm capacidade de se alargar e deslocar a fim de que o alimento seja engolido. Olfato e audição bem desenvolvidos facilitam a localização do alimento.

Para evitar a predação, as presas podem utilizar estratégias, como se esconder, advertir ou lutar bravamente.

Tais como animais herbívoros e onívoros, carnívoros exercem importante papel no controle populacional de outras espécies.

Curiosidade: plantas carnívoras são consideradas predadoras: consumidoras secundárias.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 

Saiba mais!
Animais onívoros
Animais herbívoros
Mimetismo
Predatismo

Animais - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Animais Carnívoros"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/animais/carnivoro.htm>. Acesso em 31 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA