Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Afasia

Afasia é uma alteração na linguagem que afeta negativamente a comunicação do indivíduo. Ela se desenvolve após um dano cerebral.

Casal de idosos sentados e conversando
A afasia ocorre com maior frequência em idosos e pode afetar a capacidade de compreensão do indivíduo.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Afasia é um distúrbio de linguagem associado a um dano cerebral. Não se trata de uma doença, mas sim da manifestação de algum outro problema de saúde. Sua principal causa é o AVC, entretanto, tumores, traumatismos e infecções são exemplos de causas da condição.

Esse distúrbio pode comprometer a linguagem de um indivíduo de diferentes formas. A pessoa com afasia pode apresentar, por exemplo, dificuldade em encontrar uma palavra para se comunicar, incapacidade de ler e não compreender o que é dito por outra pessoa. A afasia afeta negativamente a qualidade de vida de um indivíduo, uma vez que prejudica sua comunicação.

Leia também: Aneurisma cerebral — dilatação anormal de alguma artéria intracraniana

Tópicos deste artigo

Resumo sobre afasia

  • A afasia é o comprometimento da linguagem de um indivíduo.

  • Ocorre após algum dano cerebral, sendo a causa mais comum o AVC.

  • Pode comprometer a linguagem do indivíduo em diferentes níveis, indo de casos mais leves, em que a pessoa se esquece de palavras específicas, até casos mais graves, em que o indivíduo não é capaz de elaborar frases.

  • Pode ser dividida em fluente ou não fluente.

  • Terapias podem ser realizadas para a reabilitação da linguagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é afasia?

Afasia é um distúrbio que afeta a linguagem e ocorre após um dano cerebral. Não se trata de uma doença propriamente dita, e sim de uma manifestação de outro problema, como um AVC. Geralmente, o distúrbio é percebido pelo próprio paciente ou por pessoas próximas a ele, que observam, por exemplo, que algumas frases ditas pelo indivíduo não fazem sentido ou são incompletas ou que aquela pessoa está com dificuldade em compreender o que é dito para ela.

De acordo com o material Conversando sobre afasia: guia familiar, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em casos mais leves, uma pessoa com afasia pode ter, por exemplo, dificuldade para se lembrar de uma palavra específica durante uma conversa ou de compreender um ditado popular. Em casos mais graves, a pessoa pode se tornar incapaz de ler, escrever ou elaborar uma frase para se comunicar. Essa dificuldade afeta diretamente a vida do indivíduo de maneira negativa, pois o torna dependente de outrem para sua comunicação e convívio com outras pessoas.

É importante destacar que na afasia ocorrem principalmente alterações na linguagem, porém, o indivíduo pode apresentar também dificuldade de memória, raciocínio, resolução de problemas e execução de determinadas tarefas. Entretanto, devemos compreender que não se trata de um distúrbio intelectual ou psiquiátrico.

Leia também: A relação da fonoaudiologia com o acidente vascular cerebral (AVC)

Tipos de afasia

A afasia pode ser classificada em fluente ou não fluente. De acordo com o material Conversando sobre afasia: guia familiar, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, nas afasias fluentes, “o indivíduo é capaz de produzir fala encadeada. A estrutura das frases está relativamente intacta mas há falhas nos significados”. Nas não fluentes, por sua vez, ainda de acordo com a publicação, “a produção da fala é pausada e com esforço. A gramática está prejudicada, mas o conteúdo das palavras pode estar preservado”.

Como cada indivíduo é único e é exposto a diferentes situações que influenciam diretamente em sua linguagem, muitas vezes torna-se difícil classificar o tipo de afasia apresentado.

  • Afasia progressiva primária

Apesar de ser chamada de afasia, a afasia progressiva primária não se trata apenas de um distúrbio da linguagem, e sim de um processo demencial, considerado mais agressivo que o Alzheimer. Nesse caso, alterações na linguagem são os primeiros sintomas.

Causas da afasia

 Tomografia do cérebro
A afasia acontece em decorrência de lesões no cérebro.

A afasia ocorre em decorrência de uma lesão no cérebro, sendo a causa mais comum o acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo. Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia.

Esse distúrbio pode ocorrer em indivíduos de todas as idades, porém é mais frequente em pessoas idosas. A maior frequência nesse público está associada com o risco aumentado de AVC e de outras doenças.

Tratamento da afasia

A afasia é um problema que afeta negativamente a capacidade de comunicação. Por meio do conhecimento das reais necessidades e grau de comprometimento do indivíduo, um profissional deve indicar a melhor terapia para cada caso.

Alguns autores afirmam que uma melhor recuperação é observada quando intervenções são realizadas logo no primeiro mês após a lesão. Por isso, as terapias devem ser realizadas logo que o problema for diagnosticado.

Diferentes abordagens terapêuticas podem ser adotadas para melhorar a comunicação do indivíduo. Algumas dessas abordagens visam melhorar a compreensão e expressão oral e desenvolver a leitura e a escrita do paciente. Em outras situações, a terapia tem como enfoque favorecer a interlocução por diferentes meios, como uso de gestos, garantindo, desse modo, a comunicação no dia a dia. É importante o comprometimento da família e de todas as pessoas próximas para que o processo de reabilitação tenha sucesso.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Afasia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/afasia.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...