Topo
pesquisar

Estresse pode prejudicar os dentes

Odontologia

PUBLICIDADE

Todo mundo já ouviu falar que a boca é o cartão de visita pessoal, o sorriso de uma pessoa pode levá-la a ser considera de boa aparência ou de aparência mais ou menos, em especial se estiver faltando um dente, ou se o mesmo estiver amarelado. Toda a parte da boca é avaliada nos quesitos aparência e saúde bucal. É importante sempre manter os cuidados básicos de higiene bucal, associados a consultas periódicas ao médico. Mas se engana quem pensa que essas medidas livram a boca de certos inconvenientes.

Os dentistas estão cada vez mais convencidos de que a saúde bucal também é ligada ao estresse emocional, ou seja, que emoções muito fortes podem resultar em problemas bucais, entre eles o surgimento de aftas, gengivite, bruxismo, cárie, tártaro e o mau hálito. Pois cada tipo de emoções faz com que ocorra a liberação de algumas substâncias, as quais provocam os problemas bucais. O estresse emocional causa reações capazes de perturbar a homeostase orgânica (propriedade auto-reguladora do organismo e que mantém o estado de equilíbrio do corpo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando encontramos estressados, o volume de saliva diminui e os compostos de enxofre aumentam, resultando no mau hálito. Mas não são somente as situações de ansiedade e/ou de problemas familiares que ocasionam esses problemas na boca, as notícias boas também fazem parte dos vilões bucais, quando se recebe uma boa notícia ocorre a liberação de hormônios, como adrenalina, noradrenalina e acetilcolina, etc. Os quais alteram perigosamente a quantidade e a qualidade de saliva. Muitos estudos estão sendo realizados para se fazer um parâmetro exato dos danos causados na boca pelo estresse emocional.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Odontologia - Brasil Escola

A saúde bucal pode ser comprometida pelo estresse emocional
A saúde bucal pode ser comprometida pelo estresse emocional

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Estresse pode prejudicar os dentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/estresse-pode-prejudicar-os-dentes.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Ao sorrir, podemos observar a coroa dos dentes
Biologia Dentes
A língua geográfica gera perda das papilas filiformes
Odontologia Língua geográfica
O estresse pode ser desencadeado por fatores do dia a dia
Saúde na escola Estresse
A escovação é essencial para a saúde dos dentes
Saúde e Bem-estar Saúde bucal
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola