Topo
pesquisar

Fotoquímica

Química

 O homem necessita da fotossíntese para seu crescimento
O homem necessita da fotossíntese para seu crescimento
PUBLICIDADE

Fotossíntese é a síntese de carboidrato a partir de água e dióxido de carbono (CO2). O que caracteriza uma reação de fotossíntese é a absorção de luz e, é através dela que ocorre a produção de alimentos nos vegetais, sendo assim, ela é indispensável para a vida das plantas, dos animais e até do homem. As folhas das plantas possuem células fotossintetizadoras, que são sensíveis à luz e possuem uma substância denominada clorofila.

A clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, ela capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos.

Assim como a energia solar é fundamental para a fotossíntese, esta é importante para o homem porque ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Na fotoquímica acontecem dois processos básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação.

Fotólise da Água: Neste processo ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A descrição dessa reação foi feita por Hill, em 1937. No entanto, esse pesquisador não sabia qual era a substância receptora de hidrogênio, atualmente sabe-se que tal substância é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fotofosforilação: Adição de fosfato em presença da luz. A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP. É neste processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese.

Sendo assim, a fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química. Mas como isso é feito?
Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio. Observe a equação:

6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

O catalisador dessa reação é a clorofila, ou seja, ela não se desgasta e nem é consumida, apenas ativa a reação. A reação química que ocorre na fotossíntese pode ser esquematizada da seguinte forma:

gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Curiosidades de Química - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Fotoquímica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/fotoquimica.htm>. Acesso em 17 de agosto de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA