PUBLICIDADE
Se pudéssemos proteger o meio ambiente em uma redoma de vidro seria mais fácil, mas como isso não é possível, o homem precisa agir rápido em prol de seu bem-estar. Como diminuir o nível de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera se a cada dia insistimos em aumentá-lo? Nos últimos anos campanhas realizadas com o intuito de alertar produziram resultados nada satisfatórios, os índices continuam a aumentar assustadoramente.
Apresentamos aqui propostas para diminuir a quantidade de CO2 baseadas em estudos já realizados.
Fertilização com ferro
Sabe-se que as algas presentes no fundo dos oceanos absorvem grandes quantidades de CO2 da atmosfera, a tentativa se baseia então no aumento dessa população subaquática, mas como? Uma fertilização no fundo do mar com Ferro aumentaria a proporção de fitoplânctons (algas), e assim os imensos oceanos seriam parceiros no combate à poluição.
Enxofre na estratosfera
A natureza tem sim suas contribuições para o aumento de gás carbônico, é claro que os efeitos são consequentes da ação do homem. O Sol, por exemplo, através de seus raios contribui para o aquecimento global. Uma ideia para solucionar este problema se baseia no reflexo da luz solar.
Porções generosas de Enxofre seriam espalhadas na estratosfera para induzir a formação de dióxido de enxofre. Este composto teria a capacidade de refletir os raios incidentes do sol, desviando seu curso e evitando que chegassem a Terra. Se uma porção da luz solar fosse impedida de chegar à superfície Terrestre já seria suficiente para diminuir o aquecimento global provocado pelo efeito estufa.
Estocagem de carbono
Esta talvez seja a alternativa mais bem sucedida para diminuir CO2 atmosférico. Grandes tubos subterrâneos seriam usados para armazenar o carbono liberado. Seria uma espécie de estocagem de poluentes, estes poderiam permanecer nos reservatórios durante séculos.
A proposta está em debate, presidentes a estudam para sanar o problema ambiental, mas existem empecilhos como alto valor para montagem dos reservatórios. O aconselhável seria colocar esta ideia em prática o mais rápido possível, já que existe uma corrida contra o tempo.
Como agir em sua própria casa em favor do meio ambiente? Troque suas lâmpadas incandescentes (comuns) pelas fluorescentes. A lâmpada comum emite gás carbônico.
Por Líria Alves
Graduada em Química