Propostas para salvar o mundo

Química

PUBLICIDADE

Se pudéssemos proteger o meio ambiente em uma redoma de vidro seria mais fácil, mas como isso não é possível, o homem precisa agir rápido em prol de seu bem-estar. Como diminuir o nível de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera se a cada dia insistimos em aumentá-lo? Nos últimos anos campanhas realizadas com o intuito de alertar produziram resultados nada satisfatórios, os índices continuam a aumentar assustadoramente.

Apresentamos aqui propostas para diminuir a quantidade de CO2 baseadas em estudos já realizados.

Fertilização com ferro

Sabe-se que as algas presentes no fundo dos oceanos absorvem grandes quantidades de CO2 da atmosfera, a tentativa se baseia então no aumento dessa população subaquática, mas como? Uma fertilização no fundo do mar com Ferro aumentaria a proporção de fitoplânctons (algas), e assim os imensos oceanos seriam parceiros no combate à poluição.

Enxofre na estratosfera

A natureza tem sim suas contribuições para o aumento de gás carbônico, é claro que os efeitos são consequentes da ação do homem. O Sol, por exemplo, através de seus raios contribui para o aquecimento global. Uma ideia para solucionar este problema se baseia no reflexo da luz solar.

Porções generosas de Enxofre seriam espalhadas na estratosfera para induzir a formação de dióxido de enxofre. Este composto teria a capacidade de refletir os raios incidentes do sol, desviando seu curso e evitando que chegassem a Terra. Se uma porção da luz solar fosse impedida de chegar à superfície Terrestre já seria suficiente para diminuir o aquecimento global provocado pelo efeito estufa.

Estocagem de carbono

Esta talvez seja a alternativa mais bem sucedida para diminuir CO2 atmosférico. Grandes tubos subterrâneos seriam usados para armazenar o carbono liberado. Seria uma espécie de estocagem de poluentes, estes poderiam permanecer nos reservatórios durante séculos.

A proposta está em debate, presidentes a estudam para sanar o problema ambiental, mas existem empecilhos como alto valor para montagem dos reservatórios. O aconselhável seria colocar esta ideia em prática o mais rápido possível, já que existe uma corrida contra o tempo.

Como agir em sua própria casa em favor do meio ambiente? Troque suas lâmpadas incandescentes (comuns) pelas fluorescentes. A lâmpada comum emite gás carbônico.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O ambiente não está protegido da poluição.
O ambiente não está protegido da poluição.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Propostas para salvar o mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propostas-para-salvar-mundo.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Conheça algumas fontes de energia limpa, tais como: eólica, solar, maremotriz, geotérmica, hidráulica, nuclear e os biocombustíveis.
Conheça o conceito de biocombustível e como ele será usado na Rio+20, as vantagens e desvantagens de seu uso.
Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, por que essa data foi instituída e a sua importância para a preservação dos recursos naturais.
Descrever os tratados e encontros mais importantes que foram realizados a partir da década de 1960 em prol do meio ambiente.
A importância de se criar a consciência da conservação do meio ambiente.
Como uma simples partícula pode causar sérios danos ao homem?
Abrindo mão de nosso conforto em prol da natureza.
Confira aqui uma discussão acerca do fim das sacolas plásticas na luta contra a poluição do meio ambiente e como está sendo feita sua substituição em alguns estados brasileiros.