Topo
pesquisar

Embalagem de vidro como solução para o ambiente

Química

O vidro retoma novamente o mercado.
O vidro retoma novamente o mercado.
PUBLICIDADE

A modernização das embalagens gerou um grande preconceito em relação às embalagens de vidro. O plástico foi o escolhido para substituir o antiquado vidro, o que parecia muito prático e econômico seria o primeiro passo para uma catástrofe ambiental.

As novas embalagens ganharam espaço na vida dos consumidores e ao mesmo tempo no meio ambiente, na forma de lixo não degradável. É só olharmos ao nosso redor e lá estão elas, as embalagens plásticas dando um ar horripilante à natureza. Elas representam hoje a principal fonte poluidora, e nos faz lembrar com saudade do tempo que não existiam e, aliás, vivíamos muito bem sem elas.

O objetivo agora é ressaltar as vantagens do vidro, como:

• Reciclável
• Inerte
• Impermeável
• Não deixa sabor nem gosto no conteúdo
• Retornável (uso do vidro para o mesmo fim várias vezes)
• Reutilizável (uso da embalagem de maneiras diferentes para as quais foi fabricada)


Reciclar uma embalagem de vidro é sinônimo de economia, uma vez que pode ser reciclada infinitamente, sem perda da qualidade ou pureza do produto. Se fosse para produzir uma garrafa utilizando a extração de matérias-primas virgens (minérios), somado ao custo de energia no processo de obtenção, teríamos um gasto muito maior do que com o reaproveitando de cacos de vidro. No processo de reciclagem se usa menos energia e a matéria original é reaproveitada.

Uma pergunta pode surgir: se o vidro é o material que mais demora a se decompor na natureza, como ele pode não prejudicá-la? Pela característica inerte (não reativo) do vidro, ele não libera resíduos contaminantes no solo ou nos lençóis freáticos, pois não reage com os componentes presentes. Mas lembre-se: a melhor alternativa é a reciclagem, para não aumentar o volume nos aterros sanitários.

As embalagens de vidro estão retomando seu lugar no mercado, através de técnicas de aperfeiçoamento o material ganhou mais leveza sem perder a resistência. É necessário abrir mão do conforto proporcionado pela praticidade das embalagens plásticas e aderirmos ao pesado vidro em prol da natureza. Afinal, somos os principais culpados pela poluição ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Tipos de vidro

Reciclando embalagens

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Embalagem de vidro como solução para o ambiente"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/embalagem-vidro-como-solucao-para-ambiente.htm>. Acesso em 22 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola