Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Por que a madeira não derrete?

A madeira não derrete porque as moléculas de celulose não se movimentam como é necessário num líquido e realizam ligações de hidrogênio que não são facilmente rompidas.

Quando queima, a madeira não passa por uma transformação física, mas sim química
Quando queima, a madeira não passa por uma transformação física, mas sim química
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Para entendermos o porquê de ao queimarmos a madeira, ela não derreter, vamos relembrar primeiro o que é uma substância derretida, isto é, que está no estado líquido.

A diferença entre os estados sólido, líquido e gasoso está somente no estado de agregação das partículas. Nos três estados, a substância é composta das mesmas partículas, porém existe um maior ou menor espaço entre elas.

No estado sólido, as partículas se encontram mais unidas, sem muita liberdade de movimento. Já no estado líquido, as partículas possuem mais liberdade e podem se movimentar.

Acontece que grande parte da madeira (50%) é feita de celulose, que é na verdade um polímero. Um polímero é formado pela união de várias moléculas, chamadas monômeros. No caso da celulose, ela é formada pela união de centenas de moléculas de β-glicose, como mostrado abaixo. A celulose possui então a fórmula (C6H10O5)n e atinge massas moleculares de ordem de 400.000 u.

A celulose é formada pela condensação de um grande número de moléculas de glicose

Visto que são moléculas enormes, esses polímeros que constituem a madeira não podem se mover com facilidade. Além disso, veja que as moléculas de β-glicose que compõem a celulose possuem grupos hidroxila (─ OH). Esses grupos realizam ligações de hidrogênio entre si, que é o tipo de força intermolecular mais intensa, mantendo o polímero bastante unido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ligações de hidrogênio entre moléculas que compõem o polímero da celulose*
Ligações de hidrogênio entre moléculas que compõem o polímero da celulose*

Desse modo, para romper essas ligações, teríamos de inserir uma energia muito grande no sistema, ao ponto de a madeira se decompor antes mesmo de derreter e, então, não ser mais madeira.

Assim, quando queimada, a madeira passa por uma reação química, que é mais do que uma simples mudança de estado físico. Suas moléculas acabam se quebrando e recombinando com o oxigênio presente no ar, formando então novas substâncias, como o gás carbono e a água.

A combustão da madeira não resulta no seu derretimento, mas sim na formação de novas substâncias

* Fonte e autor da imagem: Laghi.l.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Por que a madeira não derrete?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/por-que-madeira-nao-derrete.htm. Acesso em 23 de novembro de 2024.

De estudante para estudante