Whatsapp

Ununócio

Química

O Ununócio é o último elemento químico sintetizado em laboratório. Ele possui número atômico 118 e seu símbolo é Uuo.
PUBLICIDADE

No ano de 2006 cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, da Califórnia (EUA), e do Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear, de Dubna (Rússia), anunciaram a descoberta de um novo elemento químico. Este é, até a publicação deste artigo, o elemento mais pesado até então descoberto, tendo número atômico igual a 118.

Ele foi batizado com o nome de Ununócio, um nome provisório que deriva do seu número atômico, pois vem do latim “um, um, oito”. Seu símbolo, também provisório, é Uuo.

Distribuição eletrônica dos 118 elétrons do Ununócio em suas camadas eletrônicas*
Distribuição eletrônica dos 118 elétrons do Ununócio em suas camadas eletrônicas*

 Tais cientistas conseguiram essa façanha por meio do bombardeamento de átomos de califórnio (Cf) com íons de cálcio (Ca2+) .

  • Histórico da descoberta de elementos em laboratório:

A partir do ano de 1934, as tentativas de se descobrir elementos químicos com número atômico maior que o do urânio (92) se intensificaram nos laboratórios. Os primeiros desses elementos, denominados de elementos transurânicos, foram descobertos em 1940. O elemento de número atômico 93 (netúnio) foi descoberto por E. M. McMillan e P. H. Abelson, e o elemento de número atômico 94 (plu­tônio), por G. Sea­borg, E. M. McMillan, J. W. Kennedy e A. C. Wahl.

Daí em diante, cada vez mais elementos transurânicos foram descobertos, preenchendo os espaços vazios da Tabela Periódica.

Todos esses elementos foram obtidos e descobertos em laboratório por meio do bombardeamento com partículas de núcleos atômicos estáveis, de elementos que não são naturalmente radioativos. Assim, eles sofrem transmutação e se transformam em outros elementos. Usando-se um acelerador, são gerados feixes de alta energia de íons, que são lançados contra alvos, na tentativa de que ocorra fusão nuclear. A probabilidade de isso acontecer é baixíssima, porém, alguns casos ocorrem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Abaixo temos os nomes atualizados de alguns elementos que foram sintetizados em laboratório dessa forma:

Nomes, símbolos e números atômicos de elementos transurânicos

Observe que a maioria dos seus nomes é em homenagem a cientistas (Dmitri Ivanovich Mendeleiev, Alfred B. Nobel, Ernest O. Lawrence, Ernest Rutherford, Glenn Seaborg, Niels Bohr e Lise Meitner). Os que vêm depois do Férmio (número atômico igual a 100 – nome em homenagem a Enrico Fermi) são chamados de elementos transférmicos.

Os elementos de números atômicos 110 (ununílio (Uun)) e 111 (ununúnio (Uuu)) foram descobertos em 1994, o elemento 112 (unúnbio (Uub)) foi descoberto em 1996. Os elementos 113 a 115 foram descobertos em 2004 e o último elemento, de número atômico 118, foi descoberto em 2006, o Ununócio.

Símbolo do Ununócio na Tabela Periódica

O interessante é que todos esses elementos são muito instáveis, desintegrando-se rapidamente. Com o aumento do número atômico do elemento, os valores dos tempos de meia-vida diminuem, o que dificulta a caracterização desses elementos.  No caso do Ununócio, por exemplo, os cientistas detectaram três átomos, com duração apenas de 0,9 milésimos de segundos, ao longo de meses de experimentos. O tempo é suficiente apenas para que os cientistas registrem o aparecimento da nova forma atômica.

* Autor da imagem: Pumbaa (original work by Greg Robson)


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Localização do Ununócio (118) na Tabela Periódica
Localização do Ununócio (118) na Tabela Periódica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ununócio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/novo-elemento-da-tabela-periodica.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

Artigos Relacionados
Os gases nobres são os únicos elementos encontrados na forma isolada na natureza. Saiba mais sobre eles aqui neste artigo!
Conheça as principais características dos quatro novos elementos da Tabela Periódica.
A posição dos elementos na Tabela Periódica dita suas propriedades.
Os nomes e os símbolos dos elementos têm a ver com seus nomes originais que normalmente são em latim ou grego.
Visto que tudo no universo é composto por diferentes tipos de elementos químicos, é necessário saber o que eles são. Confira!
Descubra o que são os elementos transurânicos sintetizados em laboratório, como eles foram descobertos e a sua localização na Tabela Periódica.