PUBLICIDADE
Se tudo que está ao nosso redor é feito de átomos (ar que respiramos, roupa que vestimos, cadeira onde assentamos etc), por que então não podemos atravessar o tampo de uma mesa com as mãos? A ideia que temos é que, se os átomos estão unidos entre si, deve haver um espaço entre eles pelo qual é possível inserir algo. Nada disso, tudo depende da forma como tais partículas estão unidas.
O desenho acima ilustra os átomos de um sólido, que, nesse caso, se encontram muito unidos através das forças intermoleculares e densidade com que estão acondicionados. Por isso é praticamente impossível atravessar uma superfície sólida com as mãos. Já nos líquidos, as partículas se encontram um pouco mais dispersas.
Dessa forma conseguimos deslocar os átomos e fazer com que nosso corpo adentre substâncias líquidas, como a água, por exemplo, podemos facilmente nos submergir em uma banheira cheia de água.
Agora em se tratando do estado gasoso, fica ainda mais fácil. Podemos fazer movimentos através do ar, empurrando os átomos para fora do caminho. Com isso estaremos deslocando as partículas atômicas.
Os átomos de um gás se encontram dispersos, afastados uns dos outros.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
Estudo comparativo do átomo
Átomos e a construção do Universo