Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Átomos e a construção do Universo

Os átomos se unem para formar moléculas
Os átomos se unem para formar moléculas
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

De que é feito tudo ao nosso redor? Como se formam os mais variados materiais existentes? O próprio nome já diz: todo material provém da matéria e a matéria é constituída de átomos.

Se for analisar um átomo sozinho em sua estrutura, observaremos os seguintes aspectos: ausência de cor e visibilidade, ou seja, não é perceptível. Mas se aglomeramos uma grande quantidade de átomos surgirão moléculas, e estas irão se unir a mais moléculas para formar outras ainda maiores e diferentes umas das outras. Daí a pouco se tem uma enorme variedade de compostos, e é exatamente assim que se forma tudo em nossa volta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Mas não pense que foi da noite para o dia que surgiu essa concepção para o átomo. Em tempos remotos a teoria que prevalecia era a dos quatro elementos: terra, fogo, ar e água. Essa era a idéia defendida pelos antigos alquimistas. Com o passar do tempo o átomo foi se revelando e hoje, na era da tecnologia, não podemos desprezar a teoria atômica, até porque o conforto que usufruímos atualmente depende desses princípios, como por exemplo, o forno microondas, a televisão, etc.

Essas e outras tecnologias dependem da existência desta partícula fundamental: o átomo.


Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Átomos e a construção do Universo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/atomos-construcao-universo.htm. Acesso em 15 de abril de 2024.

De estudante para estudante