Topo
pesquisar

Boro

Química

PUBLICIDADE

Definição: O Boro é um elemento químico cujo símbolo é B, possui número atômico e massa atômica , pertence à classe de semimetais. Este elemento é encontrado em abundância no mineral bórax (borato de sódio decaidratado).

Propriedades do Boro:

- O Boro se apresenta como sólido em temperatura ambiente, e possui algumas características óticas que lhe permitem transmitir raios infravermelhos;

- É considerado um semicondutor porque é mal condutor de eletricidade na temperatura ambiente e bom condutor em altas temperaturas.

Aplicações do Boro:

- Boro pode ser usado em artefatos pirotécnicos porque possui a propriedade de reproduzir a cor verde, e também como combustível para a ignição de foguetes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- O bórax é usado como anti-séptico;

- o ácido bórico é empregado na produção de têxteis.

- Borossilicatos são aplicados na produção de vidros resistentes a variações de temperatura (vidros tipo pirex).

Obtenção do Boro: o semimetal com alto índice de pureza pode ser obtido pela redução do vapor de tricloreto de boro com hidrogênio.

Podemos encontrar na natureza dois isótopos do boro: B11 (80,1%) e B10 (19,9%), como se vê a forma B11 existe em maior quantidade.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Elemento Boro em seu estado natural
Elemento Boro em seu estado natural

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Boro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/boro.htm. Acesso em 13 de novembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola