Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido. Ela baseia-se na diferença de densidade entre seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro.
A decantação está relacionada com a sedimentação que ocorre quando deixamos a mistura em repouso por determinado tempo. O componente mais denso que tem as suas partículas em suspensão vai, com o tempo, por ação da gravidade, depositando-se no fundo do recipiente. Assim, quando essa sedimentação termina, realiza-se a decantação, que é simplesmente inclinar o recipiente que contém a mistura e derramar em outro recipiente o líquido menos denso, que fica na parte de cima.
Por exemplo, em uma mistura de areia e água deixada em repouso, as partículas de areia serão sedimentadas, indo para o fundo do recipiente, e a água poderá ser separada pela decantação:
Processo de separação de mistura envolvendo sedimentação, decantação e sifonação
Você já ouviu falar na decantação de vinhos? Esse processo refere-se à passagem do vinho tinto de sua garrafa para um recipiente de cristal ou de vinho chamado de decanter ou decantador, que é feito principalmente para separar o vinho da borra que é formada e acumulada ao longo dos anos. A decantação do vinho também permite a oxigenação da bebida, liberando totalmente os aromas contidos na garrafa, sendo, portanto, um processo que contribui de forma positiva para o paladar.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Garçom decantando vinho tinto antes de ser servido
A sedimentação pode demorar algum tempo, mas ela pode ser acelerada por meio de centrífugas que realizam um movimento de rotação; assim, por inércia, as partículas maiores depositam-se no fundo. O sangue abaixo foi centrifugado, e a parte líquida do plasma foi separada:
Amostra de sangue centrifugado em laboratório
As separações mencionadas foram de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido. No caso de misturas heterogêneas do tipo líquido-líquido, como óleo e água, costuma-se usar em laboratório um equipamento chamado de funil de bromo ou funil de separação. Depois de uma agitação vigorosa, ele é deixado em repouso, sendo que o líquido mais denso, que geralmente fica na parte de baixo, é separado pela abertura da torneira na parte inferior do funil de bromo e é colocado em outro recipiente. Ao fechar a torneira, o líquido menos denso permanece dentro do funil, sendo posteriormente coletado em outro recipiente.
Decantação de líquidos com funil de bromo ou funil de separação
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química