Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que são os ventos solares?

O que é Física?

Os ventos solares são constituídos por partículas provenientes da coroa solar e são capazes de afetar as telecomunicações terrestres.
Os ventos solares são os responsáveis pelos fenômenos conhecidos como auroras boreais
Os ventos solares são os responsáveis pelos fenômenos conhecidos como auroras boreais
PUBLICIDADE

O que são os ventos solares?

Em virtude de sua alta temperatura, na ordem de milhões de graus Celsius, a parte mais externa da atmosfera solar é chamada de corona e é a responsável pela emissão de um fluxo constante de partículas muito energéticas para todo o espaço. Entre essas partículas, há majoritariamente elétrons, prótons e partículas alfa. A velocidade de ejeção dessas partículas é variável, podendo atingir valores de até 800 km/s.

Toda essa energia é proveniente das reações de fusão nuclear que ocorrem no núcleo do nosso sol.

Efeitos do vento solar

Acredita-se que o vento solar tenha sido o responsável pela varredura da atmosfera de planetas próximos ao Sol, como Mercúrio. Em razão da intensidade do seu campo magnético, a Terra é capaz de diminuir esse efeito: quando as partículas provenientes do Sol chegam até nós, elas são defletidas pela força magnética, fazendo um movimento de espiral no céu e perdendo parte de sua energia cinética por causa do atrito com a atmosfera terrestre. Essa interação gera um verdadeiro espetáculo natural conhecido como aurora polar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além do vento solar, existem as ejeções de massa coronal: erupções violentas provenientes da coroa solar. Ao atingirem a Terra, elas podem causar tempestades geomagnéticas e danos a aparelhos elétricos, interferência nas telecomunicações, mudanças nas órbitas de satélites devido ao aquecimento e mudança de altitude das camadas mais altas da atmosfera, entre outros.

Existem também riscos biológicos: alguns íons provenientes do vento solar são dotados de alta energia e, por isso, são capazes de danificar tecidos e a delicada estrutura das moléculas de DNA, levando a complicações sérias, como o câncer.

O monitoramento da atividade solar é feito por meio de observatórios terrestres e satélites e é capaz de fornecer previsões de eventos solares ou variações nas emissões de vento solar.


Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "O que são os ventos solares?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-sao-os-ventos-solares.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola