A capacidade térmica é a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1 °C. Matematicamente, essa grandeza é fruto da razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura sofrida por um objeto qualquer:
Os termos da equação e suas devidas unidades de medida são:
C = Capacidade térmica (cal/°C);
Q = Quantidade de calor (cal);
ΔT = Variação de temperatura (°C ou K).
Observe que a variação de temperatura pode ser indicada tanto na escala Celsius quanto na escala Kelvin. Isso é possível porque as duas escalas termométricas são centígradas, isto é, divididas em 100 intervalos.
Tópicos deste artigo
Relação com a massa do corpo
A capacidade térmica pode ser escrita em função da massa do corpo. Para isso, devemos substituir na equação anterior a equação para a determinação da quantidade de calor cedida ou recebida por um corpo:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Nessa equação, a capacidade térmica de um corpo qualquer é definida como o produto da massa do corpo (m) pelo seu calor específico (c), característica do material que compõe o corpo. Aqui podemos perceber que, caso existam duas quantidades diferentes de um mesmo material, a maior quantidade apresentará a maior capacidade térmica, ou seja, precisará de uma maior quantidade de energia para sofrer uma variação de temperatura correspondente a 1 °C.
Mapa Mental: Capacidade Térmica
*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Cuidado!
A palavra “capacidade” pode passar a ideia de que o corpo possui um limite máximo de calor que pode ser recebido ou absorvido. Essa ideia está errada! Por mais que o termo utilizado seja capacidade térmica, não há limite para a quantidade de calor que pode ser trocada por um objeto.
Exemplo cotidiano
As fagulhas incandescentes, liberadas pelo atrito gerado por um esmeril, ao atingirem um operário, não causam queimaduras. Isso ocorre porque a massa das fagulhas é infinitamente pequena, o que torna a capacidade térmica insignificante.
Por Joab Silas
Graduado em Física
*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock