A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, no dia 23 de maio de 2024, foi confirmada a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária ou gripe do frango. O dado foi repassado por autadoridades mexicanas.
Conforme a OMS, o paciente, com 59 anos e morador do México, não teve histórico de contato com aves ou outros animais. Familiares do mexicano disseram que ele tinha outros problemas de saúde e que já estava acamado há três semanas antes de os sintomas agudos aparecerem.
A OMS avisa que a variante H5N2 da gripe aviária já havia sido identificada no México.
O que é a gripe aviária?
Conforme este artigo, a gripe aviária é uma doença causada pelo vírus influenza em aves. Várias espécias podem ser infectadas, entretanto, os principais reservatórios dos vírus causadores da gripe aviária são as aves silvestres aquáticas. Essas aves podem infectar aves domésticas, sendo que a transmissão ocorre, principalmente, pelas vias respiratórias e fezes.
A doença é responsável pela alta mortalidade das aves, sendo observado em algumas ocasiões a morte desses animais antes mesmo do desenvolvimento de sintomas. A letalidade da gripe aviária, em alguns casos, chega a próximo de 100%.
Uma ave selvagem pode contaminar uma ave doméstica principalmente quando esta é criada livre e compartilha reservatório de água com aves selvagens ou faz uso de reservatórios de água que podem estar contaminados por excretas de aves selvagens. Vale salientar que a doença pode se propagar devido ao movimento de aves migratórias bem como ao comércio internacional de aves vivas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quais são os sintomas da gripe aviária?
O artigo informa que os principais sintomas da gripe aviária no homem são:
Leia também:
Entenda o que é embolia gasosa, os sintomas e as consequências
Dia Mundial do Lúpus: reumatologista explica sintomas e como é tratamento da doença autoimune
*Com informações da Agência Brasil
Crédito da imagem:
[1] Shutterstock
Por Silvia Tancredi
Jornalista