Morre Peter Higgs, físico e ganhador do prêmio Nobel em 2013. Conheça o que é o Bóson de Higgs
Morre Peter Higgs, físico e ganhador do prêmio Nobel em 2013. Conheça o que é o Bóson de Higgs
Britânico é lembrado pela teoria Bóson de Higgs, também conhecida como a partícula de Deus, que é vista na disciplina de física
Em 09/04/2024 18h00
, atualizado em 09/04/2024 18h19
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Morreu hoje, 9 de abril, o físico Peter Higgs. O britânico, de 94 anos, é lembrado pela teoria Bóson de Higgs, também conhecida como a partícula de Deus, que é vista na disciplina de física.
O anúncio da morte de Higgs foi feito pela Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, da qual o físico era professor emérito. De acordo com a instituição, o físico morreu pacificamente em sua casa, depois de passar por uma curta doença.
Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel
Higgs também é conhecido por ter ganhado o Prêmio Nobel de física em 2023. A honra foi concedida em conjunto com François Englert pela descoberta teórica de um mecanismo que contribuiu para a nossa compreensão da origem da massa das partículas subatômicas.
O bóson de Higgs foi previsto teóricamente, em 1964, por Peter Higgs e François Englet, porém sua observação só foi possível em 2013, graças ao avanço na tecnologia dos aceleradores de partículas. Recentemente, a descoberta foi confirmada.
O que é o Bóson de Higgs?
Conforme este artigo, o bóson de Higgs é uma das partículas elementares da física (essas partículas são conhecidas como o modelo-padrão da física). Essa partícula é responsável por criar um campo que permeia todo o espaço, chamado campo de Higgs. O campo de Higgs é responsável por atribuir massa a partículas como os quarks (que formam os prótons e nêutrons) e os elétrons.
O campo de Higgs interage com a matéria de forma parecida com a qual o campo eletromagnético interage com as cargas elétricas — por meio de um bóson, que, no caso do eletromagnetismo, é chamado de fóton. Os bósons, por sua vez, são partículas que “transmitem” os diferentes tipos de força para as partículas que formam os átomos e que dão origem às coisas ao nosso redor, chamadas de férmions.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual é a importância do Bóson de Higgs?
O bóson de Higgs, ainda segundo este artigo, tem uma enorme importância para o entendimento da matéria e do próprio Universo. A comprovação da existência desse bóson mudou a forma como os físicos entendiam o modelo-padrão da física de partículas.
Graças à teoria relacionada ao bóson de Higgs, os físicos foram capazes de explicar o funcionamento de duas forças fundamentais da natureza — a força fraca e a força eletromagnética, que, segundo a teoria de Higgs, são manifestações de uma única força, conhecida como força eletrofraca, que, supostamente, deu origem às outras duas no momento em que o Universo resfriou, instantes após sua grande inflação, conhecida como Big-Bang.
Por conta da forma como o campo de Higgs faz com que certas partículas “ganhem” massa, acredita-se que os bósons de Higgs sejam a chave para a explicação da expansão do Universo — atualmente os cosmólogos acreditam que 25% de toda a massa do Universo sejam feitos de matéria escura, cuja existência pode ser relacionada ao bóson.
Resumo sobre o Bóson de Higgs
O bóson de Higgs "liga-se" a alguns tipos de partículas e atribui-lhes certa quantidade de massa (inércia).
O bóson de Higgs obtém massa por meio da interação com o campo de Higgs, assim como os prótons e elétrons.
O campo de Higgs permeia todo o Universo e faz com que os bósons aglutinem-se às partículas.
Os bósons de Higgs surgiram com o resfriamento do Universo, em um episódio ao qual os físicos referem-se como uma quebra expontânea de simetria.