Akira Toriyama, criador do mangá Dragon Ball, morre aos 68 anos. Entenda o que é mangá
Akira Toriyama, criador do mangá Dragon Ball, morre aos 68 anos. Entenda o que é mangá
Artista ficou famoso por criar séries de mangás - histórias de quadrinhos japones que fazem sucesso em todo o mundo
Em 08/03/2024 14h16
, atualizado em 08/03/2024 15h15
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Akira Toriyama, criador da série da mangá Dragon Ball, morreu aos 68 anos. O artista, nascido na cidade de Nagoya, no Japão, faleceu no dia 1º de março, mas a informação somente foi divulgada hoje (8).
O autor de mangá Toriyama morreu devido a um hematoma no cérebo. O funeral foi discreto e restrito a familiares.
O japonês trabalhou na área de criação de mangás (histórias em quadrinhos japonesas) durante mais de 45 anos. As suas criações ajudaram a popularizar a arte japonesa em todo o mundo.
Entre as obras de Akira Toriyama mais conhecidas, destacam-se as séries de mangá Dragon Ball e Dr. Slump.
O que é Dragon Ball de Akira Toriyama?
Dragon Ball é uma série de mangá criada por Akira Toriyama. A história em quadrinhos foca no protagonista Son Goku, que treina artes marciais durante toda a sua jornada.
Son Goku, do Dragon Ball, viaja pelo mundo para encontrar as sete esferas conhecidas como as Esferas do Dragão, que podem conceder um desejo. Durante a jornada, o protagonista de Dragon Ball faz vários amigos, mas também luta contra vilões que também estão em busca das Esferas do Dragão.
A série da mangá Dragon Ball, criada por Akira Toriyama, surgiu em 1984, mas se popularizou mundialmente a partir de 1986 quando se tornou um anime (filme).
Dragon Ball é o quarto mangá mais vendido da história. O protagonista Goku é visto como um herói pelos fãs, os quais gostam de se vestir como o personagem japonês.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que é mangá?
Conforme este artigo, mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas que contam com características marcantes como olhos acentuados e expressivos. Outra particularidade do mangá é que, para ler as histórias, deve-se obedecer o sentido da direita para a esquerda.
A origem do mangá está ligada ao pintor Katsushika Hokusai, que, no século XIX, publicou o primeiro encadernado com histórias desenhadas de forma sequencial. A série foi batizada de Hokusai Mangá e teve 15 volumes.
Ainda de acordo com este artigo, a palavra é uma junção de dois vocábulos: man, que significa involuntário, e gá, que significa desenho ou imagem."
Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes. Além de Dragon Ball, alguns animes conhecidos são One Piece e Naruto, famosos também no Brasil.
A diferença do mangá em relação às demais revistas em quadrinhos é a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens.