Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Jean-Luc Godard, cineasta ícone da nouvelle vague, morre aos 91 anos

O diretor mudou os parâmetros da montagem e filmagem do cinema

Em 13/09/2022 11h03 , atualizado em 13/09/2022 11h03
Jean-Luc Godard
Jean-Luc Godard Crédito da Imagem: Wikimedia Commons - Gary Stevens
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O cineasta francês Jean-Luc Godard morreu nesta terça-feira, 13 de setembro, aos 91 anos de idade. O diretor é o ícone da nouvelle vague, um importante movimento artístico do cinema francês.

Segundo informações da agência Reuters, a morte foi confirmada pela mulher do cineasta, Anne-Marie Miéville. O artista teria morrido em casa, de forma pacífica e perto de seus entes queridos.

Godard nasceu em Paris, em 1930. 

Nouvelle Vague

O movimento cinematográfico francês foi criado no fim da década de 1950 e se relacionava com o movimento contestatório típico dos anos 1960. Godard foi um dos fundadores do movimento que apresentou novos paradigmas de estéticas às produções de cinema de todo o mundo. 

Algumas das características deste movimento são os cortes bruscos, câmera em mãos e a existência de diálogos existenciais no roteiro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Obras

Como cineasta, Godard fez sua estreia em 1959, com a estreia de "Acossado". O filme foi executado no improviso, sem roteiro. As filmagens aconteciam com base na inspiração do diretor. 

O filme mudou os parâmetros da montagem e filmagem do cinema. Com suas obras, Godard liberou o cinema das convenções de típico único de forma.

Uma outra obra de destaque do diretor é "Je Vous Salue, Marie", de 1985. O filme causou polêmica nos setores conservadores, em especial com a igreja católica, chegando a ser rejeitado pelo papa João Paulo II é proibido no Brasil. 

Ao todo, o diretor fez mais de 40 longas-metragens, além de documentários, ensaios, curtas e clipes.

Prêmios

Em 2014, por "Adeus à Linguagem", ganhou o prêmio do júri do Festival de Cannes. Também recebeu homenagens pela sua carreira em grandes premiações do cinema como o César, Oscar e em Cannes.

Aposentadoria

Godard anunciou em março de 2021 que iria se aposentar. Na ocasião, com 90 anos, o diretor informou que faria mais dois filmes e iria dar adeus a sua vida de cineasta. 

Citações em músicas brasileiras

O impacto de Godard saiu das telas dos cinemas e percorreu as demais artes. Em solo brasileiro, o diretor é citado em diversas músicas, talvez a mais famosa citação seja em "Eduardo e Mônica", da banda Legião Urbana. 

O Eduardo sugeriu uma lanchonete
Mas a Mônica queria ver um filme do Godard

Paralamas do sucesso, Engenheiros do Havaí e Skank são outras bandas que citaram o diretor em suas músicas.