Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos
Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos
Cantora e compositora vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021
Em 09/05/2023 11h53
, atualizado em 09/05/2023 12h35
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A cantora Rita Lee morreu na noite desta segunda-feira, 8 de maio, em sua residência, em São Paulo capital. Conhecida como a rainha do rock brasileiro, a também compositora vinha lutando contra um câncer de pulmão desde 2021.
De acordo com seus familiares, Rita Lee terá um velório aberto ao público amanhã (10), das 10h às 17h, no Planetário do Parque Iburapuera, em São Paulo. Em seguida, a cantora será cremada, conforme o seu desejo.
Quem foi Rita Lee?
Rita Lee Jones de Carvalho foi uma cantora e compositora nascida em São Paulo em 31 de dezembro de 1947. Era descendente de italianos do lado materno e norteamericanos do lado paterno.
Começou a ter aulas de piano quando era criança e, desde então, tomou gosto pela música. Defensora dos direitos das mulheres, Rita Lee foi uma das primeiras a tocar guitarra em um palco.
Dona de cabelos lisos, com franja e pintados de vermelho, a artista participou do grupo Os Mutantes, nos anos 1960 e 1970, tornando-se famosa nacionalmente. Depois, seguiu carreira com outros grupos
Rita Lee era casada com o guitarrista e parceiro musical Roberto de Carvalho. A cantora teve três filhos: João, Antônio e Beto. Este último também é guitarrista. A cantora também teve dois netos: Izabella e Arthur.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Carreira musical de Rita Lee
Rita Lee destacou-se na música brasileira não somente por ser uma das maiores cantoras e compositoras, mas por também ter marcado presença ao ser uma das primeiras mulheres a tocar guitarra no palco. Suas irreverência, atitude e postura fizeram com que ela fosse conhecida como a rainha do rock brasileiro.
A cantora participou do grupo musical de rock psicodélico Os Mutantes entre os anos de 1966 e 1972. A banda iniciou suas atividades encaixando-se no movimento Tropicália, que tinha como líderes Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Depois que saiu d’Os Mutantes, Rita Lee formou, em 1973, outra banda com amigos chamada Tutti Frutti. Nesse grupo, a artista cantava e tocava violão, piano, gaita e sintetizador. Foi na década de 1970 que Rita lançou diversos dos seus sucessos musicais, consolidando-se como a rainha do rock brasileiro.