Maria Firmina dos Reis será homenageada na 20° edição da Flip
Maria Firmina dos Reis será homenageada na 20° edição da Flip
Maria Firmina dos Reis é uma escritora romântica maranhense do século XIX
Em 15/09/2022 12h28
, atualizado em 15/09/2022 12h46
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A escritora Maria Firmina dos Reis será homenageada na 20ª edição da Feira Literária de Paraty (Flip). A escritora é a primeira mulher negra homenageada no evento.
A edição de 2022 da Flip marca o retorno da feira para as ruas e praças de Paraty. Isso porque nos últimos dois anos a feira foi realizada no formato híbrido, com mesas virtuais e programação em espaços parceiros. O evento irá acontecer entre os dias 23 e 27 de novembro.
Maria Firmina dos Reis
Maria Firmina dos Reis é uma escritora romântica do século XIX, nasceu em 11 de março de 1822, em São Luís, no Maranhão. Ela é considerada a primeira escritora brasileira. Além disso, também é a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão para o cargo de professora primária.
Além de escritora, foi professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil. Ela viveu no contexto histórico do século XIX no Brasil, desta forma, suas obras possuem influência dos acontecimentos políticos desta época.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sua obra consiste em uma novela indianista chamada Gupeva (1861), o livro de poesias Cantos à beira-mar (1871), o conto A escrava (1887), além de composições musicais.
Seu livro mais conhecido é Úrsula, romance abolicionista de 1859.
Flip
Em seus 20 anos de história, a Feira Literária de Paraty é um laboratório de reflexão, em que encontros e atividades buscam pensar saídas para as crises contemporâneas.