Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Entenda por que o coração de Dom Pedro I foi separado de seu corpo

Coração de Dom Pedro I está no Brasil como parte das comemorações do bicentenário de Independência do Brasil

Em 02/09/2022 09h05 , atualizado em 02/09/2022 10h46
Urna com coração de Dom Pedro I [1]
Urna com coração de Dom Pedro I [1] Crédito da Imagem: Pedro França/Agência Senado
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Como comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, o coração de Dom Pedro I está temporariamente em exposição no país.

O órgão foi trazido de Portugal, onde estava preservado, por um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB). O coração está em exposição desde o dia 25 de agosto e o público poderá visitar a relíquia até o dia 4 de setembro, no Palácio Itamaraty, no Distrito Federal.

Os horários de visitação, bem como suas regras, devem ser consultados no site do Itamaraty.

Leia também: Cinco curiosidades sobre a Independência do Brasil

Por que o coração de Dom Pedro I foi separado de seu corpo?

Ao adoecer, em 1834, Dom Pedro I previu que sua morte estava próxima. Por isso, organizou todas as questões legais do reinado de sua filha antes que morresse. 

O ex-imperador brasileiro sofria de tuberculose e, antes de morrer, fez um pedido inusitado: que seu coração fosse enterrado na cidade do Porto, em Portugal, cidade que adorava e que viveu durante parte da guerra civil. 

Após sua morte, Dom Pedro I teve seu coração retirado do seu corpo e colocado em uma urna na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. Já o corpo foi enterrado em Lisboa. Porém, seus restos mortais foram trazidos para o Brasil em 1972. O coração permaneceu preservado em Portugal até hoje. Essa é a primeira vez que o órgão visita o Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bicentenário da Independência do Brasil

Em 2022, comemoramos o bicentenário da Independência no Brasil. Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro Primeiro proclamou a independência do Brasil, transformando o país em uma monarquia

Creditos da imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

PUBLICIDADE