Enchentes na Líbia causam milhares de mortes: saiba mais sobre o fenômeno
Enchentes na Líbia causam milhares de mortes: saiba mais sobre o fenômeno
Rompimento de barragens na cidade libanesa de Derna deixou mais de 5 mil vítimas fatais e milhares de desaparecidos
Em 13/09/2023 17h25
, atualizado em 14/09/2023 13h31
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
As enchentes na Líbia, provocadas pela tempestade Daniel que atingiu o país no último domingo (10), causaram mais de 5 mil mortes, de acordo com autoridades locais.
Esse tipo de tempestade é conhecido como Medicane, o furacão do Mediterrâneo, que é a união das palavras "mediterrâneo" e "furacão" em inglês. O fenômeno é consequência de um sistema de tempestades que começaram na Europa e atravessaram o Mar Mediterrâneo, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A cidade de Derna foi a mais atingida, pois duas barragens se romperam deixando diversos bairros devastados pela enchente.
Até o momento foram contabilizados mais de 5,3 mil mortos, disse Hichem Abu Chkiouat, ministro da Aviação Civil do país à Reuters.
O que são enchentes?
As enchentes são fenômenos caracterizados pela inundação causada pela elevação dos cursos d'água, explica o professor de Geografia Rodolfo Alves Pena nesteartigo.
As causas das enchentes podem ser naturais e/ou antrópicas, uma vez que é um evento natural que pode ser intensificado com a ação humana, afirma o educador.
São diversas as formas de interferência humana em relação aos cursos d'água que podem provocar inundações e enchentes, segundo Rodolfo.
"Em casos extremos, porém menos comuns, tais situações podem estar relacionadas com rompimentos de diques e barragens, o que pode causar sérios danos à sociedade. Mas, quase sempre, essa questão está ligada ao mau uso do espaço urbano."
Rodolfo Alves Pena - Professor de Geografia
A poluição é um problema que pode afetar a estrutura de cidades e ocasionar inundações em abientes urbanos. Esse fato pode ocorrer devido ao entupimento de bueiros causado por lixo descartado de forma incorreta, argumenta o professor.
As enchentes nas cidades também podem estar associadas a problemas nos sistemas de drenagem, pontua.