Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia Internacional das Mulheres: quais os desafios das mulheres indígenas?

Confira o que descobrimos na nossa conversa com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Em 11/03/2024 10h27 , atualizado em 25/04/2024 18h30
Mulher indígena do Xingu
Mulher indígena do Xingu Crédito da Imagem: Wikicommons / Ysanik
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Em março, é celebrado o mês da mulher, devido ao Dia Internacional das Mulheres, estabelecido no dia 8. É o momento de refletirmos sobre os diferentes desafios enfrentados pelas mulheres no seu dia a dia, ao longo de todo o ano.

Além desta reflexão, se faz necessária a compreensão das variadas realidades que se impõem às mulheres, em um país tão diverso, como é o Brasil. Neste texto, procuramos entender melhor como são as vivências das mulheres indígenas, para isso, fomos conversar com a Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil.

Confira como foi a entrevista!

Ministra Sônia Guajajara (Créditos: Portal Terra/ Divulgação: Facebook)

Dia Internacional da Mulher: qual a importância da data?

Questionamos a Ministra, qual relevância ela percebia em haver uma data dedicada às mulheres. Segundo ela nos disse, a data é importante para chamar atenção às causas das mulheres e relembrar a importância da luta pelos direitos.

Em seguida, ela cita áreas que necessitam de avanços, como igualdade salarial, de gênero e de participação política. Ela ainda diz que essa é uma data de luta, resistência e de visibilidade para as pautas que, muitas vezes, são inferiorizadas.

Ela conclui a resposta dizendo:

É o dia para marcar, mesmo, essa posição que há muito para se fazer, a fim de se alcançar a igualdade.

Desafios políticos das mulheres indígenas

Procuramos entender se a Ministra enfrentou desafios na política por ser uma mulher indígena e quais foram estes empecilhos. Ela afirmou que esta foi uma constante em sua trajetória profissional; segundo Sônia, só de ser indígena (no mundo de hoje) já é um desafio.

Ela afirmou:

Entrar na política é um desafio gigante, permanecer na política é outro desafio, porque sempre foi dito que esse não é um lugar para mulheres. Então, a gente ainda sente as cotoveladas, ainda sente os empurrões, para ficar de lado.

Em seguida, ela diz que é uma luta constante e o importante é não desistir e nem recuar. A ministra reconhece que avanços relevantes foram conquistados para mulheres ocuparem posições de poder, mas, também, diz que há conquistas que ainda precisam ser alcançadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ações do ministério pelas mulheres indígenas

Perguntamos quais os principais desafios as mulheres indígenas enfrentam, hoje em dia, e o que o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) tem feito para ajudar. A Ministra elencou os seguintes problemas:

Então, ela comentou sobre uma parceria que está sendo feita como o Ministério das Mulheres para o desenvolvimento de um edital público que irá conceder recursos que servirão como apoio para as mulheres indígenas conquistarem suas autonomias. O nome do programa será “Mulheres Indígenas Tecendo o Bem Viver”.

 Conselhos para meninas que querem se tornar políticas

Por fim, pedimos à Sônia que ela desse um conselho para meninas que sonham em entrar para a política e ocupar cargos com poder de decisão. Ela disse:

É necessário lutar, estudar e se manter firme, acreditando em um futuro melhor para todas as pessoas. Então, é olhar para a frente e lutar o hoje

Por Tiago Vechi

Jornalista

PUBLICIDADE