Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Dia Internacional da Mulher: professora explica o que representa a figura feminina

Doutora em Comunicação e Semiótica revela ainda exemplos de como a figura feminina pode ser vista ao longo do tempo

Em 08/03/2024 07h00 , atualizado em 08/03/2024 07h00
Rosilene Marcelino,  doutora em Comunicação e Semiótica
Professora também é doutora em Comunicação e Semiótica [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Como definir a figura feminina? O que essa figura representa hoje? Como a sociedade vê a figura feminina? Estas e outras questões são lançadas hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Hoje, há diversas figuras femininas, ou seja, há uma polissemia em cima desta expressão, afinal, a figura femina apresenta muitos sentidos e tem, portanto, expressão caleidoscópica. Essa é a visão da doutura em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rosilene Marcelino, que atua na área de Diversidade e Inclusão da Escola Superior de Propaganda e Marting (ESPM-SP).

"É necessário, de partida, usar o plural e falar em figuras femininas. A expressão, assim, acena para a complexidade e multiplicidade de histórias, existências e resistências. Em uma só já somos tantas, imagine arriscar dizer de outras"

Rosilene Marcelino

A doutora acredita que a tentativa de sintetização da figura feminina é brutalmente redutora das potências, das dores, dos sonhos, das vozes, dos desafios, das vontades e quereres, das lutas, daquilo que a mulher enxerga  pelo retrovisor das vivências, daquilo que atravessa no presente e das possíveis projeções cada uma. 

Da mesma forma, segundo Rosilene, definir o que a figura feminina representa é centrar atenção à figura, ou melhor, às figuras. "A escolha desta palavra – figuras – em detrimento de outras, parece reveladora do quão vertiginosamente estamos cercados por imagens. Produzimos e consumimos imagens a todo instante", avalia.

Para a profissional, tentar definir o que representa a figura feminina trata-se de um arranjo social que coloca em alto posto visibilidades, visualidades e, perversa e sistematicamente, produz invisibilidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Figura feminina ao longo da história

A doutura e professora da ESPM SP, Rosilene Marcelino, comenta que a figura feminina ao longo da história pode ser vista de diversas imagens. Para isso, ela lembra da pesquisa "As imagens das Mulheres no Ocidente Moderno", da autora Isabelle Anchieta.

Rosilene Moraes comenta que a pesquisa revela a ambiguidade das mulheres nas imagens que analisa a pesquisadora. Veja abaixo algumas delas:

  • Bruxas: a imagem da transgressão dos papéis sociais; por isso considerada fora da ordem e, portanto, sobrenatural;

  • Virgem Maria: a imagem é imperial ao ser retratada no trono, maternal ao amamentar e dar colo ao menino Jesus e humilde quando é retratada ao chão;

  • Virgens negras, mestiças e pardas: Aparecida (Brasil, 1717), Caridade do Cobre (Cuba, 1612), Chinquinquirá (Colômbia, 1560) e Guadalupe (México, 1531), as quais foram usadas como meio de comunicação com grupos que estavam sendo alvo de evangelização na época;

  • Atrizes da época de ouro de Hollywood: imagem de transgressão, pois carregavam elementos de uma sociedade consumista e colocavam para a sociedade comportamentos inéditos. Carmen MirandaMarilyn Monroe foram alguns exemplos citados pela pesquisadora

Leia também: Dia da Mulher: especialistas refletem sobre a importância das mulheres na educação, cultura e cargos de liderança

 

Imagem de Marilyn Monroe em preto e branco no filme “Os homens preferem as loiras”, de 1953.
Marilyn Monroe foi uma mulher analisada em pesquisa [2]

Figura feminina no Dia Internacional da Mulher

Para Rosilene, a figura feminina no Dia Internacional da Mulher pode ser vista conforme estatísticas. Por exemplo, na publicidade, há a insistência de colocar mulheres restritas a certos papeis sociais: esposa de alguém (88%), mães (36%), avós (26%). Os dados são do estudo de 2022 do movimento SeeHer e do Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião Pública (Ipsos)

Outra estatística, também da Ipsos, revela que 78% dos brasileiros reconhecem a desigualdade – social, política e econômica – entre mulheres e homens e 36% dos respondentes afirmam ter presenciado comentários sexistas proferidos por familiares e amigos.

Em síntese: conforme a doutora em Comunicação e Semiótica salienta, as estatísticas mostram que a figura feminina passa por muitas violências (simbólicas, físicas, sutis, brutas, familiares, mercadológicas, corporativas). Por isso, ela ressalta: "são tantos os silenciamentos e as invisibilidades da figura feminina hoje".

Para a doutora, o sentido deste 8 de março segue sendo o de luta, o de se esforçar para tornar as próximas existências femininas bem-vindas em todas as suas pluralidades, potencialidades e vontades.

"No Dia Internacional da Mulher 2024, penso, o nosso desafio é colaborar para um horizonte inclusivo e, entre tantos aspectos, tornar as várias figuras femininas e suas interseccionalidades visíveis e respeitadas"

Rosilene Moraes

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens, conforme este artigo.

Inicialmente, o Dia Internacional da Mulher remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Saiba mais: 

O que é o Dia Internacional da Mulher

As origens do Dia da Mulher, por que é em 8 de março?

Crédito da imagem:

[1] Divulgação

[2] Shutterstock

Por Silvia Tancredi
Jornalista

PUBLICIDADE