Os países-sede da Copa Feminina estão situados na Oceania, continente localizado entre os oceanos Índico e Pacífico, a sudeste da Ásia.
O evento ocorrerá até o dia 20 de agosto e, ao longo do período da Copa, será possível conhecer um pouco sobre as nações. Turistas já têm destacado as belezas dos dois países, mas quais são as principais informações sobre as nações? Como é a economia? E a geografia? Há algum fato curioso?
Listamos, a seguir, os principais dados gerais e algumas curiosidades sobre a Austrália e a Nova Zelândia, países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023.
Austrália
A Austrália é a maior e mais populosa das nações da Oceania. O país também possui a principal economia do continente, que é baseada na exploração de bens minerais, indústria de bens manufaturados e o turismo.
O país tem 7.692.024 km² e é considerado o sexto maior em extensão territorial do mundo. A Austrália representa 89,8% de toda a área do continente Oceania.
De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), o país conta com 25.788.000 habitantes. A densidade demográfica de 3,4 hab./km² e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,944.
Um dos principais destaques da Austrália é o seu litoral bastante recortado, com presença de diversas praias.
=>Clima: varia entre o árido e o temperado. As terras ao norte são mais quentes do que as situadas ao sul, onde as temperaturas são mais amenas.
=>Vegetação: constituída predominantemente de áreas desérticas, isto é, sem vegetação, e regiões recobertas por savana, composta por plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno e médio porte.
=>Relevo: predominância de planaltos, no entanto, com elevações suaves. O ponto mais elevado encontra-se em lugar denominado de Alpes australianos, que atingem 2.230 metros de altitude.
O país também detém extensas áreas desérticas e uma substancial biodiversidade de espécies. Há uma alta taxa de endemismo de flora e fauna na Austrália.
Turismo
A Austrália é um dos principais centros turísticos do mundo. Os principais destaques envolvem turismo de praia, o turismo de aventura e o ecoturismo.
Veja abaixo os principais pontos turísticos da Austrália:
Cidades de Sidney, Melbourne e Costa Gold;
Regiões naturais de Kakadu e Uluru;
Barossa Valley e as Snowy Mountains;
Ilhas de Whitsunday, Fraser e Tasmânia.
Bandeira
A bandeira da Austrália foi adotada oficialmente pelo país em 3 de setembro de 1901 e possui a representação da bandeira do Reino Unido no seu canto superior esquerdo, evidenciando a influência britânica sobre o desenho da bandeira, que decorre do fato de que a Austrália é uma ex-colônia britânica.
Mais curiosidades sobre a Austrália
O país é reconhecido pela defesa aos direitos humanos e pela adoção de políticas liberais;
A acácia, com suas folhagens em tons de verde e amarelo, é considerada o símbolo nacional da Austrália;
A Austrália é a maior vencedora dos Campeonatos Mundiais de Surfe, tanto os masculinos quanto os femininos.
Há 19 patrimônios mundiais no território australiano, com destaque para a Grande Barreira de Corais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. Esses dois territórios estão localizados no sul da Oceania, sendo considerados como parte da Polinésia.
A extensão territorial do país é de 270.986 km² e a população, também de acordo com a ONU, é de 4.266.498 habitantes e a densidade demográfica: 15,7 hab/km².
Um dos destaques da Nova Zelândia é que seu IDH ocupa o 3° lugar no ranking mundial: é 0,907, considerado muito alto.
Curiosidades sobre a Nova Zelândia
População
A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca).
Geografia
A geografia da Nova Zelândia é muita rica em razão do seu isolamento biogeográfico, com um alto número de espécies endêmicas, ou seja, que só existem naquela região.
Economia
A Nova Zelândia apresenta elevado grau de industrialização. O país possui grandes rebanhos de ovinos, bovinos e suínos, proporcionando a produção de lã, carne e laticínios. Outro destaque para a economia nacional são as reservas de petróleo, carvão e gás natural.
Turismo
As belezas naturais da Nova Zelândia atraem milhões de turistas, fato que tornou o turismo uma atividade de fundamental importância para obtenção de receitas financeiras para o país.
Cultura
A cultura da Nova Zelândia é marcada por dois contrapontos: pelas influências dos povos tradicionais dos país, os maoris, e pelas influências trazidas pelos colonizadores britânicos. As duas línguas oficiais do país são o maori e o inglês, e a religião mais praticada é o cristianismo.
A natureza diversificada e, muitas vezes, adversa também impacta nos costumes locais, nas construções, na vestimenta e na culinária local.
Esportes
A Nova Zelândia é conhecida pela prática de esportes radiciais no seu território. Além disso, esportes de origem inglesa, como o futebol e o rugby, são amplamente praticados.
Alta expectativa de vida
Políticas de bem-estar social são desenvolvidas na Nova Zelândia, proporcionando elevados indicadores sociais. A expectativa de vida da população nacional é uma das mais elevadas do planeta: 80 anos. O país apresenta baixos índices de analfabetismo e a mortalidade infantil é de apenas 4 óbitos a cada mil nascidos vivos.