Topo
pesquisar

Checoslováquia

História Geral

A Checoslováquia nasceu da união das nações tcheca e eslovaca e, em 1993, dividiu-se em dois Estados: a República Tcheca e a República da Eslováquia.
PUBLICIDADE

A Checoslováquia (também se usa Tchecoslováquia) nasceu da união das nações tcheca e eslovaca após a Primeira Guerra Mundial, em decorrência da fragmentação do Império Austro-húngaro. No final da Segunda Guerra Mundial, tropas soviéticas libertaram o país do jugo nazista. A implantação do modelo socialista teve início em 1948, quando os comunistas, liderados por Klement Gottwald (1918-1989), deram um golpe de Estado.

  • Primavera de Praga

Nos anos 1960, o comunista moderado Alexander Dubcek iniciou uma série de reformas democráticas no país, que se tornaram conhecidas como "Primavera de Praga". Entretanto, Moscou não aceitou essa guinada: em 1968, tropas soviéticas invadiram a Checoslováquia e obrigaram o retorno à linha-dura. No final dos anos 1980, as reformas desencadeadas por Gorbatchev favoreceram a "Revolução de Veludo", assim denominada por ter promovido mudanças sem violências.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Divisão

Em julho de 1990, o escritor tcheco Václav Havel, lider da oposição democrática, foi eleito presidente e logo deu andamento às reformas econômicas e políticas. Entretanto, um movimento separatista teve início no seio da nação eslovaca e tornou-se irreversível em 1992; assim, em 1º de janeiro de 1993, a Checoslováquia dividiu-se em dois Estados: a República Tcheca e a República da Eslováquia.

A República Checa e a República Eslovaca originaram-se da extinta Checoslováquia
A República Checa e a República Eslovaca originaram-se da extinta Checoslováquia
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola