Prática da degola na República Velha

História do Brasil

A prática da degola durante a República Velha foi um mecanismo de fraude eleitoral realizado pelas oligarquias.
PUBLICIDADE

O período de 1894 a 1930 ficou conhecido pelo domínio das oligarquias nos Estados brasileiros. Essas oligarquias controlaram o cenário político e econômico de suas regiões utilizando diferentes mecanismos para manutenção do poder, principalmente a fraude eleitoral que contribuiu para a soberania dos ricos fazendeiros.

Campos Sales (1898 – 1902) foi o presidente brasileiro que deu origem a um dos mecanismos mais conhecidos em relação à corrupção nas eleições. A política dos governadores desenvolvida por ele consistiu em uma troca de favores entre o governo federal e os governos estaduais. Os governadores dos estados, através de fraudes eleitorais, conseguiam votos para o candidato à Presidência que, depois de eleito, concederia mais vantagens e autonomia para o Estado que o apoiou.

A prática da degola foi uma das mais conhecidas fraudes eleitorais realizadas durante as primeiras décadas da república. Essa corrupção eleitoral foi alicerçada com a criação da Comissão Verificadora de Poderes, que tinha o objetivo de contribuir para a eleição dos candidatos indicados pelos coronéis. Diante disso, essa comissão impedia que muitos candidatos vitoriosos nas urnas assumissem o cargo, pelo fato de eles não terem sido indicados pelos ricos fazendeiros e, por isso, eram “degolados”, ou seja, impedidos de tomar posse.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O termo degola foi utilizado no sentido figurado para retratar a prática fraudulenta das oligarquias brasileiras que interviram diretamente no resultado das eleições. Aproveitando-se da influência política, os ricos fazendeiros empossavam candidatos que não tinham ganhado democraticamente as eleições e “degolava” os candidatos da oposição, que eram impedidos de usufruir dos seus direitos eleitorais.

 Créditos da imagem: Boris15 e Shutterstock.com


Por Fabrício Santos
Graduado em História

Campos Sales deu origem à política dos governadores na República Velha
Campos Sales deu origem à política dos governadores na República Velha

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Fabrício Barroso dos. "Prática da degola na República Velha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/pratica-degola-na-republica-velha.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Acesse para ter detalhes a respeito da Proclamação da República. Entenda o processo de crise da monarquia e veja quais eram os grupos mais insatisfeitos.
Saiba o que foi a Política do Café com Leite e por que é importante entendê-la para compreender a organização política e econômica da República Velha.
Neste link você terá acesso a informações sobre o primeiro período da experiência republicana do Brasil: a República da Espada.
Veja o que motivou a Revolução Federalista. Conheça os líderes desse conflito ocorrido no Sul do Brasil. Saiba suas consequências nos governos republicanos.
Saiba mais sobre os períodos da história da República Brasileira através deste resumo.
Campos Sales, a sucessão de Prudente de Morais por Campos Sales, a receperação financeira do país, o que o governo dava como garantia, no que consistia a política dos governadores.
Os rumos políticos da nação após a instalação da República.
Veja como a República Oligárquica estava ligada às oligarquias agrárias que dominaram o poder político no Brasil através da política dos governadores apoiada no coronelismo.
O cenário excludente que justificaram as revoltas do período oligárquico.