PUBLICIDADE
O Hino à Bandeira é uma canção cívica criada, em 1906, como uma homenagem e exaltação à Bandeira Nacional, importante símbolo nacional de nosso país. A canção foi criada por iniciativa de Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro, que queria fortalecer o apoio da população à bandeira.
A canção tem letra de Olavo Bilac e melodia de Francisco Fraga. Passou a ser reproduzida em escolas e corporações militares para reforçar o apoio à Bandeira Nacional.
Leia também: Letra do Hino Nacional
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Hino à Bandeira
- 2 - Letra do Hino à Bandeira
- 3 - Finalidade do Hino à Bandeira
- 4 - Vocabulário do Hino à Bandeira
- 5 - História do Hino à Bandeira
- 6 - Bandeira do Brasil
Resumo sobre o Hino à Bandeira
-
O Hino à Bandeira é uma canção cívica em homenagem à Bandeira Nacional.
-
Sua criação foi ideia de Pereira Passos, prefeito do Rio de Janeiro no começo do século XX.
-
Passos quis uma canção que reforçasse o apoio da população brasileira à Bandeira Nacional.
-
A letra da canção é de Olavo Bilac e a melodia, de Francisco Fraga.
-
A canção foi inicialmente reproduzida em escolas para reforçar o apoio à bandeira entre os jovens.
Letra do Hino à Bandeira
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Finalidade do Hino à Bandeira
O Hino à Bandeira é uma canção cívica e patriótica em homenagem à Bandeira do Brasil, um dos símbolos nacionais mais importantes de nosso país. Evidentemente, sua criação não tinha como único propósito uma homenagem qualquer a nossa bandeira.
Esse hino também foi criado para fortalecer a exaltação a um símbolo pátrio importante, além de relembrar os valores cívicos do país, promover a unidade nacional e a identidade nacional, e reforçar momentos e acontecimentos importantes da nossa história. É um item fundamental na construção da identificação dos brasileiros com o seu país.
Vocabulário do Hino à Bandeira
O Hino à Bandeira, como é tradicional dos hinos cívicos, tem alguns termos de difícil compreensão. Isso faz com que muitas pessoas tenham dificuldade em entender o que diz a letra do hino. Vejamos aqui o significado de algumas palavras contidas no Hino à Bandeira:
-
pendão: bandeira;
-
augusto: algo de grande importância, digno de reverência;
-
verdura: coloração verde das plantas;
-
vulto: rosto, aspecto, semblante;
-
paira: algo que se sustenta no ar, algo que vem à tona, algo que plana.
Leia também: Letra do Hino à Independência do Brasil
História do Hino à Bandeira
O Hino à Bandeira tem uma história bastante simples. A Bandeira do Brasil foi alterada em 1889, com a mudança de regime causada pela proclamação da república. A nova bandeira foi criada como forma de apagar os antigos símbolos da monarquia e reforçar a popularidade do regime republicano.
A nova Bandeira do Brasil, no entanto, não foi popular durante os seus primeiros anos entre a população brasileira. Por conta disso, Pereira Passos, à época prefeito do Rio de Janeiro, então capital e Distrito Federal do Brasil, teve a ideia de uma canção que reforçasse a aceitação da nova bandeira entre a população brasileira.
Assim, Pereira Passos convidou o poeta Olavo Bilac para criar uma letra exaltando a Bandeira do Brasil. Em seguida, o compositor e regente Antônio Francisco Fraga foi convidado para compor a melodia que acompanharia a canção. O Hino à Bandeira foi tocado pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.
Inicialmente, a reprodução desse hino cívico ocorreu em escolas; depois, foi oficializada nas instituições militares. Sua reprodução nesses locais foi estratégica para aumentar o apoio à bandeira de nosso país.
Bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil é um dos nossos quatro símbolos nacionais (os outros são as Armas Nacionais, o Hino Nacional e o Selo Nacional). A atual Bandeira do Brasil foi adotada no dia 19 de novembro de 1889, tendo como criadores: Décio Vilares, Manuel Pereira Reis, Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.
Ela manteve alguns elementos da antiga bandeira usada no período monárquico, mas estabeleceu mudanças também. O fundo verde e amarelo foi mantido, mas o losango teve o seu tamanho redimensionado. O antigo símbolo das Armas do Império foi substituído por uma esfera azul decorada com estrelas. O centro dessa esfera tem uma faixa branca com os dizeres “Ordem e Progresso”. Para saber mais sobre a história e o significado da nossa bandeira, clique aqui.
Fontes
LUZ, Milton. A história dos símbolos nacionais. Brasília: Senado Federal, 2005.
REDAÇÃO. Hoje é o Dia da Bandeira Nacional. Música: Hino à Bandeira, de Olavo Bilac e Francisco Braga. Disponível em: https://www.camara.leg.br/radio/programas/361693-hoje-e-o-dia-da-bandeira-nacional-musica-hino-a-bandeira-de-olavo-bilac-e-francisco-braga-1129/