Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História de Cuba

Único país socialista das Américas, Cuba enfrentou por anos o bloqueio econômico dos Estados Unidos.

Bandeira de Cuba
Bandeira de Cuba
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os habitantes do território que atualmente corresponde a Cuba eram os índios até a chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. Durante aproximadamente 400 anos, a ilha ficou sob o domínio dos espanhóis, que cultivavam tabaco e cana-de-açúcar com a utilização de mão-de-obra escrava africana.

Em 1898, com a vitória dos Estados Unidos sobre a Espanha, os norte-americanos passaram a controlar Cuba e Porto Rico. Depois de três anos, os Estados Unidos concederam independência à ilha, no entanto, até hoje, mantêm uma base militar na cidade de Guatánamo.

 

Revolução cubana e embargo econômico

Em 1933, um golpe liderado por Fulgencio Batista (ex-sargento) instalou um regime de colaboração com os Estados Unidos. Anos depois, rebeldes conseguiram conquistar a capital, Havana, em 1959, e o líder do movimento, Fidel Castro, tornou-se presidente. O novo governo fez reforma agrária, nacionalizou empresas e fuzilou colaboradores dos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a Guerra Fria, Fidel alinhou Cuba ao bloco econômico soviético. Entre todos os países da América, Cuba é o único socialista, o que significa que a propriedade da terra e das grandes fábricas tornou-se coletiva. Os Estados Unidos decidiram combater o governo socialista e, para isso, cortaram relações econômicas e diplomáticas com Cuba.

Para a sobreviver, o país passou a necessitar da ajuda financeira, militar e técnica da União Soviética. Porém, em 1991, com o fim da URSS, Cuba entrou em uma crise econômica, já que dependia das compras caras e das vendas baratas dos soviéticos. Tendo ainda o bloqueio econômico dos Estados Unidos até hoje, Cuba tenta manter-se com os dólares obtidos com o turismo.

Por Eliene Percília

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "História de Cuba"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-cuba.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


A expectativa de vida em Cuba

Clique aqui e confira qual é a expectativa de vida em Cuba, um dos países que compõem a América Latina!
Geografia

América Central

Aprofunde seus conhecimentos sobre a América Central. Saiba mais sobre os aspectos geográficos desse subcontinente. Entenda o seu processo de formação histórica.
Geografia

Aspectos humanos da América Central

Informações sobre a religião, etnia e língua da população dessa parte da América.
Geografia

Assalto ao quartel Moncada e a Revolução Cubana

O assalto ao quartel Moncada, em 1953, resultou na prisão e exílio de Fidel Castro no México, onde ele formaria a guerrilha com a qual voltaria a Cuba.
História Geral

Conquista da América espanhola

Saiba como aconteceu a conquista da América Espanhola e como os nativos encontrados nessas terras foram dominados pelos espanhóis.
História da América

Ditaduras latino-americanas

Acesse para descobrir informações importantes acerca das ditaduras latino-americanas. Entenda o contexto em que elas existiram e confira acontecimentos de duas delas.
História Geral

Guerra Fria

Compreenda os principais aspectos geográficos e políticos referentes à Guerra Fria.
Geografia

Independência Cubana

O processo de emancipação que acabou com a dominação colonial em Cuba.
História da América

Revolução Cubana

Entenda as causas e consequências da Revolução Cubana, processo revolucionário liderado por Fidel Castro que tinha como objetivo a derrubada de Fulgêncio Batista, ditador que governava Cuba desde 1952. Conheça os antecedentes e o contexto histórico desse acontecimento.
História Geral