Topo
pesquisar

A expectativa de vida em Cuba

Geografia

A expectativa de vida em Cuba é uma das melhores do continente americano.
A população cubana está vivendo mais
A população cubana está vivendo mais
PUBLICIDADE

Cuba é um dos países que compõem a América Latina. O mesmo tem como presidente Raul Castro, no entanto, desde 1959 foi dirigido pelo ditador Fidel Castro. Mesmo com diversos problemas econômicos provenientes do embargo aplicado pelos Estados Unidos e seus aliados, Cuba conseguiu atingir um bom IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o país apresenta um dos melhores do mundo.

Dentre todos os indicadores sociais, em decorrência de dados divulgados pelo próprio governo cubano, podemos destacar a expectativa de vida da população. Segundo uma pesquisa realizada pelo governo, Cuba possui uma expectativa de vida de aproximadamente 78 anos. Tal dado deixa o país com um dos melhores índices dentre todos os países do continente americano.

A esperança de vida cubana supera a brasileira, que é de 72,3, conforme dados emitidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado alcançado se dá principalmente ao fato da população ser provida de políticas assistencialistas. Outro aspecto importante foi a promoção social, desenvolvida em quase meio século.

Recentemente, é possível identificar um envelhecimento de boa parte da população, provocado pela ascensão da esperança de vida juntamente com a queda de natalidade. Segundo a CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), a expectativa de vida em Cuba obteve grandes saltos na história: em 1955, a esperança de vida era de 51,8 anos, em 2005, saltou para 73,4 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A expectativa de vida em Cuba "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-expectativa-vida-cuba.htm. Acesso em 19 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola